Errar é humano, e como quem desenvolve o software são pessoas essas falhas estendem-se à tecnologia – e foi precisamente o que aconteceu na aplicação da Google lançada em Maio.
Quando a Google apresentou o Google Photos foram várias as funcionalidades de destaque, uma delas é a capacidade de reconhecer, através da imagem, o contexto em que a pessoa se insere, e assim automaticamente categoriza-la.
O que aconteceu é que devido a uma falha no algoritmo da empresa, duas pessoas foram categorizadas como “gorilas”, por causa do seu tom de pele. Este bug foi detetado por um programador que rapidamente alertou no Twitter para o sucedido.
And it’s only photos I have with her it’s doing this with (results truncated b/c personal): pic.twitter.com/h7MTXd3wgo
— diri noir avec banan (@jackyalcine) 29 junho 2015
A Google de imediato retirou a tag “Gorillas” da sua base de dados e pediu desculpa publicamente pela sua falha. Contudo, serão obrigados a realizar várias melhorias no sistema de reconhecimento da imagem, para que problemas como este não se repitam.
hahaa…
Até a tecnologia é racista!!
Deve ser da “gargalhada”…E há os que não precisam dela para ser?
Se fosse um caso igual ou idêntico com indivíduos brancos isto era uma não notícia, mas como é com membros de uma “minoria” é logo uma tempestade num copo de água