“Google Maps humano” vai permitir explorar todas as células do corpo (e ajudar na cura de doenças)

Está a ser construido um Google Maps para o corpo humano. O projeto, que está a ser desenvolvido por uma equipa internacional de cientistas, deverá permitir aos utilizadores explorar o corpo humano a nível celular.

O corpo humano é composto por milhões de células que são invisíveis a olho nu. Embora a ciência moderna já tenha descoberto uma grande parte do mistério de como estas células interagem, a verdade é que ainda não se sabe muito.

Um grupo de investigadores decidiu perceber melhor como é que essas células se ligam, como interagem e como se organizam em tecidos e órgãos dentro dos nossos corpos. Por isso criaram um “Google Maps do corpo” que permite que qualquer pessoa possa entender como funcionam as células do corpo humano, revela o Interesting Engineering.

Jonathan Silverstein, professor de Informática Biomédica da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, disse em comunicado de imprensa que “até ao momento, os métodos de analisar o corpo humano são, em geral, limitados”. O investigador faz parte do grupo de cientistas que está a trabalhar na criação do fantástico mapa 3D interativo.

O Programa Atlas BioMolecular Humano (HuBMAP) é composto por 18 equipas, e visa criar uma espécie de atlas que pode ser usado por médicos para auxiliar na visualização de células, estudar e compreender o corpo humano com um nível incrível de detalhe.

Um mapa completo do corpo humano terá vários usos no mundo real e pode, por exemplo, ajudar os médicos no desenvolvimento ou progressão de uma doença, bem como ajuda-los a visualizar o corpo dos seus pacientes.

Para mapear o corpo humano, os investigadores reuniram amostras de sangue de doadores em diferentes partes do corpo. Essas amostras são combinadas digitalmente para criar o mapa 3D do corpo humano.

Silverstein assume que este projeto está a ser muito desafiante. “Já fiz muitos projetos na minha carreira, mas este é sem dúvida o mais emocionante, porque o mapa pode ser usado de muitas formas, e isso é uma descoberta simplesmente extraordinária”, dizendo ainda que este pode ser um passo gigante no tratamento de doenças.

Esta semana, o HuBMAP divulgou os primeiros dados da análise, que podem ser encontrados em aqui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …