Mensagens parecem ser dos responsáveis do Facebook e alegam que a empresa tem conteúdos proibidos naquela rede social.
Falar sobre golpes online, nomeadamente esquemas de phishing, pode reportar-nos imediatamente para clientes, consumidores, enganados por criminosos – que fingem ser funcionários de empresas ou de autoridades nacionais.
Desta vez, o golpe recentemente identificado por especialistas da Kaspersky está a enganar as próprias empresas.
Segundo a análise da Kaspersky, o esquema começou a circular há pouco menos de um mês, no dia 14 de Dezembro, e chega a empresas de todo o mundo.
As mensagens enviadas às empresas parecem ser dos responsáveis do Facebook e alegam que a empresa tem conteúdos proibidos naquela rede social.
Mais precisamente, são enviados e-mails que, aparentemente, são do Meta for Business, a plataforma do Facebook para empresas.
No mesmo e-mail, surge o pedido para as empresas apresentem explicações sobre o alegado conteúdo, para que a sua conta e página sejam desbloqueadas.
Mas, como é normal, a ideia dos hackers é provavelmente ter acesso às contas empresariais.
É o já famoso phishing: ludibriar as pessoas, levando-as a partilhar informações confidenciais, como palavras-passe e números de cartões de crédito.
Neste caso, ao carregar na ligação que o e-mail apresenta, a empresa entra no Messenger e a partir daí conversa com uma alegada conta da equipa de apoio do Facebook.
Mas, logo no e-mail, é possível ver no endereço de quem enviou que não pertence ao Facebook, não é o e-mail oficial.
São reforçadas as dicas de cibersegurança: usar a autenticação de dois factores, estar atento a notificações sobre tentativas de entrada na sua conta, criar palavras-passe diversificadas e complexas, olhar bem para os endereços e proteger todos os dispositivos online que usa.