O calendário está, finalmente, em dia e o Sporting não desperdiçou a oportunidade para se destacar ainda mais na liderança da Primeira Liga, aumentando para sete pontos a vantagem sobre o Benfica.
Em jogo em atraso da 20ª jornada, os “leões” ganharam 1-0 em Famalicão, golo marcado na primeira parte por Pedro Gonçalves, e apesar da reacção final dos minhotos, os de Alvalade nunca perderam verdadeiramente o controlo dos acontecimentos.
O Sporting entrou bem no jogo, a pressionar e quase marcou aos 13 minutos.
Daniel Bragança arrancou um grande pontapé de fora da área, Luiz Júnior conseguiu desviar a bola para a barra, o esférico ainda bateu nas costas do guardião brasileiro, mas este evitou o golo à segunda.
Contudo, aos 19 minutos nada pôde fazer. Trincão assistiu Pedro Gonçalves e este, isolado, atirou a contar. E até ao descanso os lisboetas mandaram no jogo, limitando os da casa a apenas um remate, sem perigo.
Pedro Gonçalves era o MVP ao intervalo, registando um GoalPoint Rating de 6.4, fruto não só do golo, mas também de duas acções defensivas no meio-campo contrário.
Pouco mudou no segundo tempo.
O Famalicão bem tentou, conseguiu soltar-se amiúde, mas o controlo das operações era do “leão”, que continuava a ter mais bola e a rematar mais.
Quando não o fazia, os seus jogadores tinham a capacidade para pressionar o portador da bola ou o homem a recebê-la para anularem de imediato as tentativas minhotas.
Ainda assim, os homens da casa nunca desistiram, terminando o jogo num último esforço para chegar ao golo, mas sem sucesso, naquela que foi a primeira derrota de Armando Evangelista como técnico famalicense.
O Sporting, esse, já leva sete pontos de vantagem no topo da tabela.
Melhor em Campo
Mais um capítulo da grande época de Francisco Trincão. O extremo leonino foi o melhor em campo na partida em atraso da 20ª jornada, em Famalicão, com um GoalPoint Rating de 7.8, graças à assistência para o golo de “Pote”, quatro passes para finalização (máximo), dois cruzamentos eficazes em duas tentativas , três dribles completos em quatro tentados, sete recuperações de posse e cinco desarmes, este máximo do jogo.
Resumo
// GoalPoint