GNR apreende nove leões do circo Cardinali em Lisboa

Leão no circo Victor Hugo Cardinali (foto: Gdiniz / wikimedia)

Leão no circo Victor Hugo Cardinali (foto: Gdiniz / wikimedia)

A GNR apreendeu esta terça-feira nove leões do circo Victor Hugo Cardinali, que está instalado no Parque das Nações, em Lisboa, por estes não terem registo ao abrigo da convenção sobre comércio internacional de animais selvagens.

De acordo com o responsável do Núcleo de Protecção Ambiental do Comando Territorial de Lisboa da GNR, capitão Alves, os leões foram apreendidos durante a tarde de hoje, no âmbito de uma acção de fiscalização feita em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e das Floresta (ICNF).

De acordo com a mesma fonte, os animais “não têm registo ao abrigo da convenção CITES (Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção)”.

O responsável adiantou que o circo fica agora sujeito a uma contra-ordenação cujo montante mínimo é de 38.500 euros.

Os leões “ficaram confiados ao dono do circo, que é fiel depositário dos mesmos”, adiantou, referindo que este “não poderá utilizar os animais [nos espectáculos] enquanto decorre o processo no ICNF”.

Os espectáculos do circo Victor Hugo Cardinali no Parque das Nações começaram na sexta-feira e prolongam-se até 5 de Janeiro.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O que me admira é que ainda seja permitido exibir animais em circos.
    Parece inaceitável que ainda alguém apoie, divulgue e comercialize bilhetes para um circo que usa animais.
    Felizmente muitos cidadãos repudiam este tipo de crueldade. Além de ser um espetáculo triste e deprimente, é bárbaro e incivilizado.
    Gosto de circo sem animais.

RESPONDER

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …