Glória em Vénus: arco-íris fotografado pela primeira vez noutro planeta

Um fenómeno raro semelhante a um arco-íris – conhecido como “glória” – foi pela primeira vez fotografado noutro planeta.

A nave Venus Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), que decolou em 2005 com a missão de estudar o planeta vizinho, fotografou as nuvens venusianas em posição adequada para registar a “glória”, e conseguiu.

Os arco-íris e glórias ocorrem quando a luz do Sol brilha sobre as gotas de uma nuvem – que, no caso da Terra, são de água.

Enquanto um arco-íris tem a forma de um arco no céu, as glórias são menores. São uma série de anéis concêntricos de cores com um núcleo brilhante.

Só são vistas quando o observador estiver localizado entre o Sol e as partículas que reflectem a luz.

Na Terra, as glórias costumam ser vistas por passageiros de aviões em voo, rodeando a sombra das aeronaves nas nuvens, ou por montanhistas no topo de montes cobertos de névoa, explica a ESA em comunicado.

A glória venusiana – retratada na que é a primeira imagem completa de um fenómeno como este a ser registado noutro planeta – foi vista nas nuvens de Vénus, a 70 km da superfície do planeta, no dia 24 de julho de 2011. As fotos foram divulgadas esta semana.

Química misteriosa

A ocorrência de uma glória depende de que as partículas das nuvens sejam esféricas – ou seja, provavelmente gotas de líquido – e de tamanho similar. Acredita-se que as gotas da atmosfera de Vénus contenham ácido sulfúrico.

Ao capturar imagens das nuvens com o Sol directamente atrás da Venus Express, os cientistas da ESA explicam que esperavam detectar um fenómeno como este, com o objectivo de analisar as gotas da atmosfera do planeta mais próximo de nós.

Com as observações feitas a partir da glória, os cientistas estimam que as partículas da nuvem sejam de 1,2 micrómetros, o equivalente a um quinto da largura de um fio de cabelo humano.

Além disso, após analisar as variações de brilho dos anéis do fenómeno, os cientistas crêem que uma química invulgar talvez esteja em acção em Vénus, produzindo um resultado diferente do esperado de nuvens de ácido sulfúrico misturado com água.

Serão necessárias mais análises para descobrir que outro componente químico poderá estar em acção.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …