O glifosato pode estar a matar (também) as abelhas

O polémico glifosato, conhecido pela suspeita de que provoca cancro, pode também estar a prejudicar e a matar abelhas. Uma nova investigação aponta um novo efeito colateral do mais famoso herbicida da Monsanto.

De acordo com um novo estudo, publicado nesta semana na Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas investigaram o efeito deste composto sobre as abelhas e concluíram que o glifosato não só é perigoso para estes insetos como pode ser fatal.

A Bayer, que comprou a Monsanto – empresa que desenvolveu o glifosato – disse que o estudo é baseado num número muito pequeno de abelhas – cerca de 30 – e, por isso, as conclusões não podem ser generalizadas.

Para a investigação, os cientistas estudaram dois grupos de abelhas. O primeiro, foi alimentado com uma solução de açúcar misturada com glifosato. Por sua vez, o segundo grupo recebeu apenas uma solução com açúcar.

De forma a conseguir identificar posteriormente quais os insetos que pertencem a cada grupo, os cientistas pintaram as costas das abelhas com pontos de cores diferentes.

Três dias depois, as abelhas foram novamente recolhidas e examinadas. Os cientistas constatam que as abelhas alimentadas com a mistura de glifosato tinham perdido algumas das suas bactérias benéficas no intestino sendo, por isso, mais suscetíveis a infeções e mortes causadas por bactérias malignas.

Os investigadores concluíram que, alterando a microbiota intestinal das abelhas, o glifosato enfraquece o sistema imunológico destes insetos e pode estar a contribuir para o declínio das populações de abelhas em todo o mundo.

Os herbicidas produzidos à base de glifosato, como o Roundup, da Monsanto, são utilizados em produções agrícolas em todo o mundo há mais de quatro décadas. O glifosato é o herbicida mais usado em todo o mundo, com uma produção anual de 700 mil toneladas.

A notícia de que o glifosato pode também ser prejudicial às abelhas é particularmente assustadora, tendo em conta que as populações de abelhas domésticas e silvestres têm diminuído drasticamente em muitas regiões do mundo. Na China, por exemplo, várias macieiras e pereiras tiveram que ser polinizadas à mão porque não havia abelhas suficientes para o fazer.

Provavelmente, o declínio das populações de abelhas deve-se a um conjunto de fatores, como pragas, uso de herbicidas e inseticidas. O novo estudo vem acrescentar um novo elemento a esta lista.

PARTILHAR

RESPONDER

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …