Glaciar em Machu Picchu recuou 62 metros devido ao aquecimento global

mjcristphotos / Flickr

O glaciar de Machu Picchu

O glaciar de Machu Picchu

O glaciar Incachiriasca da cordilheira Vilcabamba, na região peruana de Cuzco, recuou 62 metros nos últimos oito anos devido ao aquecimento global, disse hoje o diretor do Santuário Histórico de Machu Picchu, José Nieto, à Efe.

Este glacial registou em 2007, ano em que começou o seu controlo, uma área total de 650 mil metros quadrados.

José Nieto explicou que o principal efeito da diminuição da massa de gelo de Incachiriasca, que está dentro da jurisdição do Santuario Histórico Machu Picchu, vai ser a redução da água disponível.

O recuo do glaciar vai afetar a agricultura e a produção de energia”, detalhou Nieto.

Com estes resultados, a direção do Santuário de Machu Picchu decidiu intensificar as ações de controlo do glaciar, em particular durante as mudanças de estação.

Os complexos arqueológicos radicados em Machu Picchu, segundo o diretor do Santuário, não vão ser afetados, uma vez que se encontram situados em zonas estratégicas que permitem a sua proteção.

“Para reduzir o impacto das alterações climáticas, o governo está a trabalhar na recuperação de ecossistemas, através da reflorestação e conservação de áreas naturais que representam 17% do território peruano”, acrescentou Nieto.

O controlo do glaciar Incachiriasca faz parte do trabalho realizado pelo Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp) nos Andes peruanos para detetar a evolução e o retrocesso dos seus glaciares, por causa do aquecimento global.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas afinal o que é que os cientistas, ou aqueles que assim se intitulam querem, que o degelo pare? Não estamos a evoluir depois da idade do gelo? Já se perguntaram, ou já mediram a temperatura do solo para ver se este aumento da temperatura é externa ou interna. Gastam tanto dinheiro em fenómenos naturais e não se preocupam com o ser humano? Porque não dizimar as raças que nada contribuem para o bem estar do planeta.

    • Valdemar, a resposta vem tarde, mas no ponto.
      O seu comentário não contribui em nada para o problema, para os debates em curso, ou para o bem estar das pessoas, da fauna, flora e meio ambiente.
      Em vez de perguntar-se se devemos gastar dinheiro, pergunte-se se estamos a gastar eficiente para manter o planeta habitável para todos, e não é só nós humanos, porque sem as outras espécie, nós não vamos sobreviver. Podia dar mais argumentos como deixar legado positivo e algo para as futuras gerações admirarem, mas como somos todos egoístas, pelo menos que pensemos na nossa própria sobrevivência.

RESPONDER

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …