Girafas “albinas” descobertas no norte do Quénia

Ambientalistas descobriram duas girafas brancas no norte do Quénia. A mãe e a cria foram filmadas por guardas florestais para o Programa de Conservação Hirola (HCP), enquanto caminhavam calmamente.

A mãe e a cria de girafa avistadas no norte do Quénia, que surpreenderam a comunidade científica por serem completamente brancas, têm leucismo, a mesma condição já identificada num tigre recentemente descoberto na Índia, e que se caracteriza pela ausência total de pigmentação na pele.

Diferente do albinismo, a condição genética ocorre devido a níveis reduzidos de diferentes pigmentos nas células da pele. Curiosamente, a girafa bebé ainda apresentava traços proeminentes de articulação que parecem desaparecer, enquanto a pele da mãe está completamente branca.

A área onde as duas giradas foram avistadas é gerida pelo Programa de Conservação de Hitola, uma organização não governamental dedicada à preservação do antílope hirola, uma das espécies mais raras do mundo.

Os conservacionistas ouviram os habitantes locais a falar pela primeira vez sobre as girafas brancas e apressaram-se a observar os animais. O vídeo mostra a mãe de um lado para o outro, com a criar a aparecer em segundo plano.

O ritmo da mãe é um sinal de aviso para que o filho se esconda nos arbustos. Este é um comportamento característico das mães para proteger os filhos na natureza.

O aparecimento de girafas brancas na área é algo bastante novo. O Programa de Conservação Hirola explicou que este é o terceiro avistamento conhecido. Os outros dois aconteceram no Quénia e na Tanzânia.

Esta é a primeira vez, no entanto, que uma girafa branca foi filmada. Com os avistamentos a tornarem-se cada vez mais comuns na área, os membros da comunidade preocupam-se em relatar cada ocorrência.

As girafas reticuladas são descritas como “vulneráveis” pela União Internacional de Conservação da Natureza e há apenas cerca de 8.500 animais desta espécie no mundo. Existem na Somália, no sul da Etiópia e no norte do Quénia.

PARTILHAR

RESPONDER

Trump chega a acordo com os democratas sobre orçamento para evitar “shutdown"

O Presidente norte-americano anunciou, esta segunda-feira, ter chegado a acordo com a oposição democrata quanto ao orçamento, evitando assim a perspetiva de paralisação (“shutdown”) da administração federal até às próximas Presidenciais. "Estou feliz por anunciar que …

Bianca Devins foi assassinada e as imagens partilhadas centenas de vezes na Internet

Uma jovem de 17 anos foi assassinada quando acompanhava o namorado a um concerto, nos Estados Unidos. O companheiro, que ainda tentou o suicídio após o crime, partilhou fotografias do cadáver da vítima na Internet, …

VianaPolis chega a acordo com casal. Já só restam sete moradores no prédio Coutinho

A VianaPolis informou, esta terça-feira, ter chegado a acordo com um casal que detinha um apartamento no prédio Coutinho, em Viana do Castelo, onde ainda permanecem sete pessoas em cinco frações. Em declarações à agência Lusa, …

Ghosn processa Nissan e Mitsubishi na Holanda

Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan e da Mitsubishi e ex-CEO da Renault, processou as duas fabricantes de automóveis japonesas e reclama uma indemnização de 15 milhões de euros. Carlos Ghosn instaurou à Nissan e à Mitsubishi …

Faturas detalhadas de telecomunicações estão a confundir os clientes, alerta a Deco

As faturas detalhadas de telecomunicações, adotadas na sequência da decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), estão a confundir os clientes, revelou esta terça-feira a Deco Proteste, que considerou que a medida do regulador deve …

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …

TdC deteta pagamentos "ilegais" do Serviço de Saúde da Madeira a empresa que pertencia ao presidente

A sociedade gerida pelo então presidente do Serviço de Saúde da Madeira recebeu 116 mil euros do Serviço de Saúde da Madeira. O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil …

Fábio Coentrão apontado ao FC Porto

O lateral esquerdo, que se encontra neste momento sem clube, terá sido alvo de sondagem por parte do FC Porto para reforçar a equipa de Sérgio Conceição. Segundo o jornal A Bola, Fábio Coentrão já foi …