“Gigante do Brasil” tinha 25 metros e foram precisos 63 anos para o descobrir

Divulgação

Comparação entre os dinossauros encontrados no Brasil do menor ao maior: Gondwanatitan faustoi (8 metros), Maxakalisaurus topai (13 metros) e Austroposeidon magnificus (25 metros).

Comparação dos dinossauros brasileiros do menor ao maior: Gondwanatitan faustoi (8 metros), Maxakalisaurus topai (13m) e Austroposeidon magnificus (25m).

Uma equipa de arqueólogos brasileiros apresentou ao mundo o maior dinossauro jamais encontrado no Brasil. Esta nova espécie de Titanossauro media 25 metros de comprimento e levou 63 anos a desvendar.

Os primeiros vestígios fósseis do Austroposeidon magnificus – o nome científico dado a este “gigante do Brasil” – foram encontrados em 1953, por um mero acaso, quando um agricultor passava ao lado das obras de construção de uma estrada em Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

Alexander W. A. Kellner et all

Primeira vértebra dorsal do Austroposeidon magnificus.

Primeira vértebra dorsal do Austroposeidon magnificus.

Mas os ossos detectados, que incluíam vértebras do pescoço, da coluna vertebral e do braço, só começaram a ser estudados “há três anos, por falta de verbas e falta de profissionais especializados”, realça a revista Isto É.

Foi graças a uma colaboração entre investigadores do Museu de Ciências da Terra, do Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Petrobras e da Universidade Federal de Pernambuco que finalmente, foi possível estudar os fósseis e classificá-los como pertencentes a uma nova espécie de dinossauro.

O Austroposeidon magnificus, que viveu há cerca de 70 milhões de anos, faz parte do grupo dos Titanossauros, dinossauros herbívoros conhecidos pelos longos pescoços e caudas e crânios pequenos.

Não é possível prever o peso, nem saber se este exemplar encontrado em São Paulo seria macho ou fêmea, mas os paleontólogos conseguiram determinar que teria 25 metros de comprimento, salienta o artigo científico publicado na revista PLoS ONE.

Este “super-gigante” destrona assim, o Maxakalisaurus topai, que tinha mais de 13 metros de comprimento, como o maior dinossauro do Brasil.

O Argentinossauro é o maior Titanossauro descoberto até hoje, com mais de 35 metros de comprimento. O mítico T-Rex media 5 metros, e o braquiossauro tinha 12.

A investigadora Kamila Bandeira, do Museu Nacional / UFRJ explica no Globo.com que o nome Austroposeidon é uma referência ao Deus Poseidon, considerado o “responsável pelos terramotos”.

“Imagine esses bichos correndo em bando. Deveria causar um bom tremor”, diz em tom bem humorado Kamila Bandeira, realçando ainda que acredita que este “gigante” teria um predador maior do que ele.

Também o director do Museu de Ciências da Terra, Diógenes Campos, está certo que há ainda “muitas descobertas a fazer” no âmbito dos dinossauros no Brasil, até porque salienta que “a região central” do país é “riquíssima”, conforme declarações ao Globo.com.

Só falta que haja o investimento suficiente para as procurar.

Esta pesquisa, que levou à descoberta do Austroposeidon magnificus, custou apenas 10 mil reais (cerca de 2.770 euros) ao longo de três anos – o que dá uma ideia dos poucos recursos financeiros que são destinados aos cientistas brasileiros.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …

Mãe de bebé deixado no Cacém entregou-se no hospital e foi constituída arguida

A mãe do bebé deixado na terça-feira junto ao Centro Social Baptista, no Cacém, Sintra, entregou-se hoje no Hospital Amadora-Sintra e, depois de ter sido transportada para a esquadra, foi constituída arguida, disse à Lusa …