“Gigante do Brasil” tinha 25 metros e foram precisos 63 anos para o descobrir

Divulgação

Comparação entre os dinossauros encontrados no Brasil do menor ao maior: Gondwanatitan faustoi (8 metros), Maxakalisaurus topai (13 metros) e Austroposeidon magnificus (25 metros).

Comparação dos dinossauros brasileiros do menor ao maior: Gondwanatitan faustoi (8 metros), Maxakalisaurus topai (13m) e Austroposeidon magnificus (25m).

Uma equipa de arqueólogos brasileiros apresentou ao mundo o maior dinossauro jamais encontrado no Brasil. Esta nova espécie de Titanossauro media 25 metros de comprimento e levou 63 anos a desvendar.

Os primeiros vestígios fósseis do Austroposeidon magnificus – o nome científico dado a este “gigante do Brasil” – foram encontrados em 1953, por um mero acaso, quando um agricultor passava ao lado das obras de construção de uma estrada em Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

Alexander W. A. Kellner et all

Primeira vértebra dorsal do Austroposeidon magnificus.

Primeira vértebra dorsal do Austroposeidon magnificus.

Mas os ossos detectados, que incluíam vértebras do pescoço, da coluna vertebral e do braço, só começaram a ser estudados “há três anos, por falta de verbas e falta de profissionais especializados”, realça a revista Isto É.

Foi graças a uma colaboração entre investigadores do Museu de Ciências da Terra, do Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Petrobras e da Universidade Federal de Pernambuco que finalmente, foi possível estudar os fósseis e classificá-los como pertencentes a uma nova espécie de dinossauro.

O Austroposeidon magnificus, que viveu há cerca de 70 milhões de anos, faz parte do grupo dos Titanossauros, dinossauros herbívoros conhecidos pelos longos pescoços e caudas e crânios pequenos.

Não é possível prever o peso, nem saber se este exemplar encontrado em São Paulo seria macho ou fêmea, mas os paleontólogos conseguiram determinar que teria 25 metros de comprimento, salienta o artigo científico publicado na revista PLoS ONE.

Este “super-gigante” destrona assim, o Maxakalisaurus topai, que tinha mais de 13 metros de comprimento, como o maior dinossauro do Brasil.

O Argentinossauro é o maior Titanossauro descoberto até hoje, com mais de 35 metros de comprimento. O mítico T-Rex media 5 metros, e o braquiossauro tinha 12.

A investigadora Kamila Bandeira, do Museu Nacional / UFRJ explica no Globo.com que o nome Austroposeidon é uma referência ao Deus Poseidon, considerado o “responsável pelos terramotos”.

“Imagine esses bichos correndo em bando. Deveria causar um bom tremor”, diz em tom bem humorado Kamila Bandeira, realçando ainda que acredita que este “gigante” teria um predador maior do que ele.

Também o director do Museu de Ciências da Terra, Diógenes Campos, está certo que há ainda “muitas descobertas a fazer” no âmbito dos dinossauros no Brasil, até porque salienta que “a região central” do país é “riquíssima”, conforme declarações ao Globo.com.

Só falta que haja o investimento suficiente para as procurar.

Esta pesquisa, que levou à descoberta do Austroposeidon magnificus, custou apenas 10 mil reais (cerca de 2.770 euros) ao longo de três anos – o que dá uma ideia dos poucos recursos financeiros que são destinados aos cientistas brasileiros.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …