Gibson lança nova coleção limitada baseada no seu arquivo — e a primeira guitarra já nasceu há 65 anos

Gibson

A produtora de guitarras norte-americana lançou um novo modelo baseado num rascunho de 1957 da autoria de Theodore McCarty, antigo presidente da empresa.

A Gibson mergulhou no seu passado para se inspirar para a criação de uma nova série de guitarras limitadas a que chamou Archive Collection. O primeiro modelo da coleção foi criado a partir de um desenho de 1957 feito pelo antigo presidente da produtora de guitarras, Theodore “Ted” McCarty.

McCarty conheceu Maurice Berlin, da empresa mãe da Gibson, a Chicago Musical Instruments, depois de trabalhar de trabalhar na Wurlitzer durante 12 anos, revela a New Atlas.

Berlin convidou-o assim a juntar-se à empresa de guitarras, que na altura estava a enfrentar problemas, para o ajudar a recuperar o negócio. McCarty começou a trabalhar na Gibson em Março de 1948 e em Maio já tinha tornado a empresa rentável, tendo ascendido a vice-presidente em 1949 e a presidente no ano seguinte.

Enquanto esteve à frente da empresa, McCarty foi responsável por um número de mudanças importantes nos componentes e design dos produtos, como as guitarras Explorer, o Tune-O-Matic ou a semi-sólida ES-335.

Em Março de 1957, McCarty fez um rascunho de uma ideia para uma nova guitarra que nunca chegou a ser produzida — até agora, tornando-se assim o primeiro modelo da Archive Collection, 65 anos depois.

A guitarra é leve e tem um design que promete dividir os adeptos do instrumento e foi apelidada em honra do presidente — Theodore —, estando disponível em três acabamentos e tendo um parte de cortes florentinos na junção do pescoço.

Apenas 318 exemplares da guitarra serão produzidos, cada uma com um preço de 4999 dólares, cerca de 4550 euros, e esta inclui ainda uma caixa dura e uma cópia do desenho de McCarty de 1957 assinado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.