Gibraltar acusa Espanha de “grave violação da soberania britânica”

Sgt Ralph Merry, RAF/ Wikipedia

Vista sul do Rochedo de Gibraltar

Gibraltar acusou esta sexta-feira a Espanha de ter cometido uma “grave violação de soberania”, após um incidente, com disparos de arma de fogo, que envolveu agentes aduaneiros espanhóis atacados por contrabandistas.

O governo de Gibraltar acusou o estado espanhol de “grave violação da soberania britânica” após um incidente com agentes aduaneiros espanhóis que terão disparado armas de fogo em território gibraltino.

“As provas que rodeiam o incidente revelam uma grave violação da soberania britânica e, potencialmente, o incidente mais grave e perigoso em muitos anos”, declarou o chefe de governo de Gibraltar, Fabián Picardo, em nota de imprensa citada pela agência AFP.

Os eventos apontados pelo governante ocorreram na madrugada de quinta-feira, na Praia do Levante, no norte do enclave britânico, junto à fronteira com Espanha.

Segundo uma fonte da administração fiscal espanhola, que pediu anonimato, dois agentes aduaneiros espanhóis entraram na referida praia em perseguição de contrabandistas, e foram atacados com pedras pelos fugitivos.

Em resposta ao ataque, os agentes aduaneiros usaram as suas armas, tendo efetuado diversos disparos. Ainda segundo a mesma fonte, os dois agentes ficaram feridos.

“Se for confirmado que os agentes espanhóis dispararam suas armas em Gibraltar, tal ação seria uma grave violação da lei, além de imprudente e perigoso, especialmente numa zona de densa população civil, dada a proximidade de uma área residencial”, acrescenta o comunicado do governo gibraltino.

“Os governos de Gibraltar e do Reino Unido consideram que a natureza dos factos exigirá um exame cuidadoso em termos da consideração da natureza e do nível da resposta diplomática”, acrescenta a nota de imprensa.

O governo espanhol condenou o incidente e prometeu investigações. “Temos todos que lamentar que estes profissionais que arriscam as suas vidas no desempenho das suas tarefas tenham sido alvo de graves agressões”, disse à imprensa a ministra das Finanças espanhola, Maria Jesús Montero.

A Espanha cedeu Gibraltar à coroa britânica em 1713, mas desde então reivindica sua soberania, levando a atritos regulares na fronteira e tensões diplomáticas entre Madrid e Londres.

Em 2017, a então primeira-ministra britânica Theresa May afirmou que o Reino Unido nunca cederia a soberania de Gibraltar sem acordo da população, e que estava pronta para uma guerra com Espanha.

A península, com 6.7 km2, situa-se no extremo sul de Espanha e conta com 33 mil habitantes. Os pontos-chave da sua economia são os jogos ‘online’ e o setor financeiro, através de ‘offshore’ que captam capitais de toda a Europa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.