Génio de Geny dissipa dúvidas do leão

O Sporting passou com distinção no difícil teste diante do Arouca, mas teve de suar para contrariar as barreiras que lhe foram colocadas no caminho por um adversário bem organizado, atrevido e que fez de tudo para travar o ímpeto leonino.

Gyökeres abriu a contagem, os “lobos” foram em busca do prejuízo e deixaram a baliza de Franco Israel em sobressalto, a vantagem magra manteve-se, assim como a incerteza no desfecho do duelo.

Com tudo em aberto, a equipa de Rúben Amorim foi letal na fase de descontos com dois golos preciosos carimbados por Catamo e Hjulmand.

A primeira parte passou num ápice. Belo encontro entre “lobos” e “leões”, numa espécie de ataque versus ataque, com dois conjuntos a promoverem um futebol positivo, ofensivo e com os olhos postos na baliza do opositor.

A dupla Gyökeres e “Pote”, ambos de volta ao “onze”, trocaram as voltas aos defensores da casa e o Sporting adiantou-se no “placard” com mais uma finalização do sueco, assistido por Matheus Reis. Pouco depois, De Arruabarrena agigantou-se perante o número “9” leonino.

Em desvantagem, o Arouca foi em busca do prejuízo, ganhou ascendente na zona central e explorou os três corredores, Jason ameaçou com um centro venenoso, Sylla atirou e viu Israel esticar-se e, em cima do intervalo, o médio natural da Guiné-Conacri apenas pecou no momento da finalização.

Viktor Gyökeres era o MVP no período de descontos com um GoalPoint Rating de 7.3, graças a três remates (dois enquadrados), um golo, dez passes progressivos recebidos, sete acções com a bola na área contrária e três duelos aéreos ofensivos ganhos.

Já com Gonçalo Inácio na vaga de Eduardo Quaresma, a turma de Alvalade tentou fechar as contas do encontro, porém Ignacio de Arruabarrena voltou a estar em foco no frente-a-frente com Gyökeres.

O Arouca ia ganhando confiança e criava quase sempre perigo nas acções ofensivas, as condições do relvado iam ficando cada vez piores, a equipa de Daniel Sousa tornava o jogo desconfortável para os visitantes, mas os raides no período suplementar deram um suplemento aos líderes do campeonato.

Decorria o primeiro minuto dos seis de compensação quando Geny Catamo soltou o “génio da lâmpada”, tirou Montero e Mateus Quaresma do caminho e disparou um “torpedo” que acabou no fundo das redes contrárias.

Estavam dissipadas as dúvidas relativamente ao vencedor do encontro e o Sporting podia, finalmente, respirar. Já com tudo resolvido, Gyökeres assistiu Hjulmand para o 0-3.

Após três triunfos caseiros seguidos, o Arouca volta a escorregar no seu reduto, já o Sporting não perde há 11 encontros e estancou uma sangria de cinco jogos seguidos a consentir golos.

José Sena Goulão / Lusa

Melhor em Campo

O sueco Viktor Gyökeres é um predador e voltou a ser determinante neste domingo. Felino, nunca deu uma bola como perdido, correu, lutou, marcou e assistiu.

Carimbou quatro remates (três enquadrados), uma assistência, desperdiçou duas ocasiões flagrantes, recebeu 16 passes progressivos, fez 11 acções na área contrária com a bola, venceu 15 duelos, perdeu seis, ganhou cinco dos sete duelos aéreos ofensivos em que interveio, registou, ainda, cinco recuperações de posse, 14 perdas e sofreu quatro faltas.

Exibição completa que lhe valeu um GoalPoint Rating de 8.7.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.