“Caso muito raro”. Cientistas identificam dois gémeos de pais diferentes

Larry Jacobsen / Flickr

O caso extremamente raro, chamado de superfecundação heteropaternal, aconteceu na Colômbia. Depois de um teste de paternidade, a família ficou a saber que os dois gémeos eram filhos de pais diferentes. 

Segundo o canal russo RT, depois de ter comparado o ADN dos dois gémeos com o do suposto pai, o Grupo de Genética de Populações e Identificação da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL) notou que ambos são, na verdade, filhos de pais diferentes.

A análise começou em 2018, quando o alegado progenitor quis fazer um teste de paternidade por ter dúvidas relativamente aos bebés. Para isso, os especialistas basearam-se no painel do cromossoma Y, já que as duas crianças eram do sexo masculino.



“O cromossoma Y segrega-se apenas pela linha paterna, e fá-lo em bloco de uma geração para outra, nunca muda”, explica em comunicado Lilián Andrea Casas Vargas, investigadora do departamento de Biologia da universidade colombiana.

Por não mudarem, é esperado que os marcadores desse cromossoma sejam completamente idênticos ao do pai. Neste caso, só um dos gémeos teve um perfil genético coincidente, enquanto que no outro foram identificadas 14 de 17 não coincidências, o que corroborou a exclusão.

Confrontados com esta estranha situação, os cientistas decidiram repetir os testes. “As pessoas foram novamente chamadas, foram recolhidas outras amostras, fizeram-se os mesmos procedimentos e o caso foi confirmado”.

A universidade definiu este caso, que na ciência se chama de superfecundação heteropaternal, como um “fenómeno extremamente raro”, tendo sido até publicado, em dezembro passado, um relatório na Revista Biomédica del Instituto Nacional de Salud.

A equipa explicou que isto acontece quando “um segundo óvulo, libertado durante o mesmo período menstrual, é fertilizado por um espermatozoide de um homem diferente em relações sexuais separadas”.

  ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Também aconteceu cá, há talvez dez anos ou mais, segundo recordo na zona do Alentejo… e também houve intervenção de um tribunal… A causa foi a mesma a jovem tinha tido relações com dois homens diferentes num hiato de poucas horas.

  2. Contra o homem vale tudo!.. os teste parentais deveriam de ser como o teste do pezinho ou outros, apenas se o homem dissesse que não o queria e que não se fazia, mas em vez disso puseram se os testes mais caros e inacessíveis!.. uma mulher que engana um homem na parentalidade não devia ser um crime punido severamente?!.. ou só o que é contra a mulher é valorizado?!.. isto ofende a o homem em vários aspectos, mas é contra o homem não faz mal, no país misandrico!..

  3. A mãe tinha uma vida muito activa. Dois homens em tão curto espaço de tempo. E agora como é que se resolve esta situação ?

  4. Pode tratar-se apenas de promiscuidade espontânea, neste caso, mas não me admiraria que estas situações sejam, relativamente, mais prováveis quando há actividade de prostituição em que uma mulher se expõe à fertilização por vários parceiros num curto espaço de tempo (que pode ser de minutos :))
    Mas, antes de atacar a moral da mulher em questão, pensem na liberalidade da nossa atitude sobre a promiscuidade masculina em que um homem pode engravidar várias mulheres num período de algumas horas.
    O que é que chamamos a um bacano que descobre que num só dia engravidou 3 ou 4 mulheres?
    Um grande atrevido, para dizer o menos. É ou não é?
    Pois,…

RESPONDER

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …