Galáxia anã colidiu com a Via Láctea há 3 mil milhões de anos (e foi dilacerada pela gravidade)

(dr) Annedirkse

A Via Láctea, vista do Paquistão

Há quase três mil milhões de anos, uma galáxia anã mergulhou no centro da Via Láctea e foi dilacerada pelas forças gravitacionais da colisão.

Uma equipa de astrónomos de universidades dos Estados Unidos e do Canadá descobriram que, há cerca de três mil milhões de anos, a Via Láctea colidiu com uma galáxia anã desconhecida. As forças gravitacionais da colisão despedaçaram a galáxia anã e as suas estrelas tornaram-se nossas.

Segundo o EurekAlert, a fusão produziu uma série de estrelas em forma de concha nas proximidades da constelação de Virgem, as primeiras estruturas deste género encontradas na Via Láctea.

As estrelas curvas foram deixadas para trás quando a galáxia anã foi dilacerada, saltando para cima e para baixo através do centro da galáxia ao ser incorporada à Via Láctea, um evento que os cientistas batizaram de Fusão Radial de Virgem. Os resultados foram publicados no dia 20 de outubro na The Astrophysical Journal.

Há cerca de duas décadas, os astrónomos encontraram uma densidade muito alta de estrelas conhecida como Superdensidade de Virgem. As investigações acabaram por revelar que algumas das estrelas se movem na nossa direção enquanto outras se afastam – este fenómeno também é incomum, já que um aglomerado de estrelas viaja, normalmente, em conjunto.

Perante este cenário, os cientistas sugerem que estas estrelas são os restos da galáxia anã e o resultado de uma fusão radial, isto é, uma colisão lateral entre galáxias.

A modelagem computacional do movimento das estrelas indica que a galáxia anã passou pela primeira vez pelo centro galáctico da Via Láctea há 2,7 mil milhões de anos.

“A Fusão Radial de Virgem abre a porta a uma maior compreensão de outros fenómenos que vemos e não entendemos totalmente, e que poderiam ter sido afetados por esta colisão”, disse Heidi Jo Newberg, coautora do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …