/

Fusão de estrelas de neutrões ajudou a formar o Sistema Solar

Uma nova investigação revelou que as colisões de estrelas de neutrões deram origem aos elementos pesados do Sistema Solar.

Duas estrelas de neutrões a colidirem uma com a outra é um fenómeno extremamente raro. No entanto, os astrónomos desconfiam que um evento deste tipo possa acontecer na nossa galáxia a cada 100.000 anos.

Este é um dos processos essenciais na criação do Universo tal como o conhecemos, uma vez que estes processos violentos são uma das poucas forças capazes de criar os elementos mais pesados da tabela periódica.

Para descobrir a localização e a hora da fusão, os cientistas analisaram os materiais que foram criados numa explosão dese tipo para saber há quanto tempo surgiram. Depois, “rebobinaram” a galáxia até esse ponto para descobrir onde ocorreu a fusão das estrelas de neutrões.

Em janeiro, uma equipa de astrónomos apresentou estes resultados na American Astronomical Society, em Honolulu, capital do Havai, relata o EurekAlert.

Cada isótopo é um cronometro que começa na explosão“, disse Szabolcs Marka, físico da Universidade de Columbia. As versões radioativas dos diferentes elementos formados na explosão decaem a taxas previsíveis, ou seja, se for possível saber em que elementos se decompõem e que quantidade existe de cada elemento, é possível descobrir há quanto tempo foram criados.

“Há apenas um ponto no tempo comum a todos eles”, disse: cerca de 100 milhões de anos antes da formação do Sistema Solar. O local onde o Sistema Solar se formou foi a cerca de 1.000 anos-luz do sítio onde ocorreu a explosão.

Uma estrela de neutrões, o núcleo de uma estrela em colapso, é um dos objetos mais densos do Universo, onde a matéria está tão concentrada que não obedece às leis normais da física, explica a Sputnik News.

Quando duas estrelas deste tipo se atraem, começam lentamente um movimento em espiral, em direção a uma colisão muito forte, que empurra os átomos uns contra os outros com tal força que pode juntá-los e criar elementos progressivamente mais pesados.

Esta hipótese foi provada, pela primeira vez, num artigo publicado na revista Nature em outubro do ano passado, no qual os cientistas descobriram que a primeira fusão de uma estrela de neutrões, em 2017, criou o estrôncio, um elemento pesado encontrado no solo e nas rochas da Terra.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.