Furacão Gaston já chegou aos Açores

Primeiros sinais do furacão “Gaston” já se começaram a sentir nos Açores, com o aumento da precipitação e dos ventos. O pico de intensidade da tempestade tropical sentir-se-á no Arquipélago a partir das 18 horas desta sexta-feira.

As ilhas do grupo ocidental e central dos Açores estão sob Aviso Laranja devido à previsão de agitação marítima e vento provocadas pela passagem da tempestade tropical Gaston.

O furacão, que diminuiu de intensidade, nas últimas horas, de acordo com a Protecção Civil dos Açores, deverá atingir o pico da intensidade nos Açores a partir das 18h desta sexta-feira, conforme revela fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Renascença.

De acordo com a informação disponibilizada no site do IPMA, as ilhas das Flores e do Corvo (grupo ocidental) estão sob ‘Aviso Laranja’ entre as 12h e as 00h de hoje, devido à agitação marítima, vento e precipitação.

Nos grupos ocidental e central, as previsões apontam para vento “muito forte”, com rajadas até 110 quilómetros por hora, precipitação intensa e ondas até oito metros nas Flores e Corvo e até seis metros nas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa.

As ilhas do grupo central – Terceira, Pico, São Jorge e Graciosa – estão sob ‘Aviso Laranja’ devido ao vento forte, que soprará de sul rodando para sudoeste, entre as 18h de hoje e as 06h de sábado.

O mesmo grupo de ilhas está ainda sob Aviso Amarelo para a agitação marítima, sendo esperadas ondas de sudoeste, e precipitação, entre as 18h de hoje e as 12h de sábado.

Segundo o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, o furacão desloca-se a 46 quilómetros/hora, devendo atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia de hoje.

A tempestade tropical vai atingir, sobretudo, as ilhas dos grupos Ocidental e Central.

A Protecção Civil nos Açores já assegurou que o dispositivo “está preparado” para a tempestade tropical.

“Todo o dispositivo está preparado e informado. Todas as entidades governamentais, nomeadamente as Obras Públicas, o Ambiente, as Florestas e os Transportes e todos os presidentes de Câmaras Municipais e respectivos serviços municipais de protecção civil foram informados das medidas, assim como os corpos de bombeiros dos grupos afectados”, declarou o presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, José Dias, em declarações aos jornalistas.

O presidente da Proteção Civil frisou, no entanto, que as previsões do IPMA admitem a possibilidade de o Gaston “perder força”, pelo que, acrescentou, “leva-nos a crer que não há razões para alarmismos“.

Apesar disso, fica o apelo às populações para que tomem “comportamentos adequados“,  “em particular nas zonas mais vulneráveis”, nomeadamente adoptando as “principais medidas de auto-protecção para estas situações”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Site chinês "apaga" mulheres que não querem casar ou ter relações com homens

Vários grupos de feministas com ideias mais radicais começaram a ser bloqueados de um dos sites mais influentes na China. Num país conhecido pelo seu regime ditatorial e conservador, um grupo de mulheres uniu-se para lutar …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Justiça britânica perdoa dívida de 60 milhões a Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, foi declarado "exonerado da insolvência" que corria em Londres desde 2009. Um tribunal de Londres declarou que João Vale e Azevedo está exonerado de insolvência. Na prática, a justiça …

Aposta no Parlamento. 10% dos deputados são candidatos às autárquicas

De acordo com as contas do semanário Expresso, 23 deputados da Assembleia da República, ou seja, 10% dos 230 que compõem o hemiciclo, são candidatos às eleições autárquicas do outono. Na quinta-feira, foi aprovado na generalidade …

Relógio japonês parado pelo terramoto de 2011 volta a funcionar novamente (graças a outro sismo)

Um relógio japonês com 100 anos de idade que deixou de funcionar depois do devastador terramoto de 2011 voltou a trabalhar após um novo sismo este ano. De acordo com o jornal Maunichi Shumbun, o relógio, …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …