Furacão Gaston já chegou aos Açores

Primeiros sinais do furacão “Gaston” já se começaram a sentir nos Açores, com o aumento da precipitação e dos ventos. O pico de intensidade da tempestade tropical sentir-se-á no Arquipélago a partir das 18 horas desta sexta-feira.

As ilhas do grupo ocidental e central dos Açores estão sob Aviso Laranja devido à previsão de agitação marítima e vento provocadas pela passagem da tempestade tropical Gaston.

O furacão, que diminuiu de intensidade, nas últimas horas, de acordo com a Protecção Civil dos Açores, deverá atingir o pico da intensidade nos Açores a partir das 18h desta sexta-feira, conforme revela fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Renascença.

De acordo com a informação disponibilizada no site do IPMA, as ilhas das Flores e do Corvo (grupo ocidental) estão sob ‘Aviso Laranja’ entre as 12h e as 00h de hoje, devido à agitação marítima, vento e precipitação.

Nos grupos ocidental e central, as previsões apontam para vento “muito forte”, com rajadas até 110 quilómetros por hora, precipitação intensa e ondas até oito metros nas Flores e Corvo e até seis metros nas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa.

As ilhas do grupo central – Terceira, Pico, São Jorge e Graciosa – estão sob ‘Aviso Laranja’ devido ao vento forte, que soprará de sul rodando para sudoeste, entre as 18h de hoje e as 06h de sábado.

O mesmo grupo de ilhas está ainda sob Aviso Amarelo para a agitação marítima, sendo esperadas ondas de sudoeste, e precipitação, entre as 18h de hoje e as 12h de sábado.

Segundo o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, o furacão desloca-se a 46 quilómetros/hora, devendo atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia de hoje.

A tempestade tropical vai atingir, sobretudo, as ilhas dos grupos Ocidental e Central.

A Protecção Civil nos Açores já assegurou que o dispositivo “está preparado” para a tempestade tropical.

“Todo o dispositivo está preparado e informado. Todas as entidades governamentais, nomeadamente as Obras Públicas, o Ambiente, as Florestas e os Transportes e todos os presidentes de Câmaras Municipais e respectivos serviços municipais de protecção civil foram informados das medidas, assim como os corpos de bombeiros dos grupos afectados”, declarou o presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, José Dias, em declarações aos jornalistas.

O presidente da Proteção Civil frisou, no entanto, que as previsões do IPMA admitem a possibilidade de o Gaston “perder força”, pelo que, acrescentou, “leva-nos a crer que não há razões para alarmismos“.

Apesar disso, fica o apelo às populações para que tomem “comportamentos adequados“,  “em particular nas zonas mais vulneráveis”, nomeadamente adoptando as “principais medidas de auto-protecção para estas situações”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …

Admissão em lares dispensa teste se utente tiver cumprido isolamento há 90 dias

A Direção-Geral da Saúde alterou as normas para as estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados da rede nacional e outras respostas para os mais velhos e instituições de acolhimento de crianças e jovens …

Empresas podem adiar pagamentos à Segurança Social para julho de 2021

As empresas e os trabalhadores independentes podem adiar o pagamento das contribuições para a Segurança Social para o segundo semestre de 2021 e pagar em três ou seis meses, sem juros. A medida foi avançada pelo …

PCP aprova lista e promete condições sanitárias para Congresso de Loures

O PCP aprovou este domingo a lista do comité central a ser votada no congresso do próximo fim de semana e prometeu "condições sanitárias" para a reunião, em Loures, devido à pandemia de covid-19. Em comunicado, …

Surtos nas prisões. Marcelo chama ministras da Saúde e da Justiça a Belém

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou as ministras da Saúde, Marta Temido, e da Justiça, Francisca Van Dunem, a Belém para discutir uma resposta articulada para os surtos de covid-19 nas prisões. Depois …

"Filhos e enteados." António Costa "devia fazer um apelo ao PCP" para adiar o Congresso

No habitual comentário de domingo, na SIC, Luís Marques Mendes disse que o primeiro-ministro deveria apelar ao adiamento do Congresso do PCP do próximo fim de semana. Este sábado, António Costa "fez um apelo aos empresários …