/

Furacão Gaston já chegou aos Açores

Primeiros sinais do furacão “Gaston” já se começaram a sentir nos Açores, com o aumento da precipitação e dos ventos. O pico de intensidade da tempestade tropical sentir-se-á no Arquipélago a partir das 18 horas desta sexta-feira.

As ilhas do grupo ocidental e central dos Açores estão sob Aviso Laranja devido à previsão de agitação marítima e vento provocadas pela passagem da tempestade tropical Gaston.

O furacão, que diminuiu de intensidade, nas últimas horas, de acordo com a Protecção Civil dos Açores, deverá atingir o pico da intensidade nos Açores a partir das 18h desta sexta-feira, conforme revela fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Renascença.

De acordo com a informação disponibilizada no site do IPMA, as ilhas das Flores e do Corvo (grupo ocidental) estão sob ‘Aviso Laranja’ entre as 12h e as 00h de hoje, devido à agitação marítima, vento e precipitação.

Nos grupos ocidental e central, as previsões apontam para vento “muito forte”, com rajadas até 110 quilómetros por hora, precipitação intensa e ondas até oito metros nas Flores e Corvo e até seis metros nas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa.

As ilhas do grupo central – Terceira, Pico, São Jorge e Graciosa – estão sob ‘Aviso Laranja’ devido ao vento forte, que soprará de sul rodando para sudoeste, entre as 18h de hoje e as 06h de sábado.

O mesmo grupo de ilhas está ainda sob Aviso Amarelo para a agitação marítima, sendo esperadas ondas de sudoeste, e precipitação, entre as 18h de hoje e as 12h de sábado.

Segundo o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, o furacão desloca-se a 46 quilómetros/hora, devendo atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia de hoje.

A tempestade tropical vai atingir, sobretudo, as ilhas dos grupos Ocidental e Central.

A Protecção Civil nos Açores já assegurou que o dispositivo “está preparado” para a tempestade tropical.

“Todo o dispositivo está preparado e informado. Todas as entidades governamentais, nomeadamente as Obras Públicas, o Ambiente, as Florestas e os Transportes e todos os presidentes de Câmaras Municipais e respectivos serviços municipais de protecção civil foram informados das medidas, assim como os corpos de bombeiros dos grupos afectados”, declarou o presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, José Dias, em declarações aos jornalistas.

O presidente da Proteção Civil frisou, no entanto, que as previsões do IPMA admitem a possibilidade de o Gaston “perder força”, pelo que, acrescentou, “leva-nos a crer que não há razões para alarmismos“.

Apesar disso, fica o apelo às populações para que tomem “comportamentos adequados“,  “em particular nas zonas mais vulneráveis”, nomeadamente adoptando as “principais medidas de auto-protecção para estas situações”.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.