Cientistas criam fungo que mata ácaros para salvar as abelhas

Uma equipa de investigadores criou um fungo capaz de matar a varroa, um ácaro que infesta colónias de abelhas, salvando potencialmente a vida destes insetos.

As abelhas melíferas são seres vivos de extrema importância para a sustentabilidade do ecossistema e são vitais para a agricultura. A humanidade tem interesse em ajudar a manter populações saudáveis de abelhas — até para o seu próprio bem-estar.

Segundo o Big Think, um problema para as abelhas é o distúrbio do colapso das colónias (DCC), identificado pela primeira vez em 2006. Com o DCC, todas as abelhas adultas numa colmeia morrem, deixando para trás uma rainha, algumas abelhas imaturas e mel.

Os parasitas, os pesticidas e a má nutrição são problemas que também afetam severamente as abelhas.

A varroa é um ácaro que infesta colónias de abelhas das espécies Apis cerana e Apis mellifera, dizimando as colmeias ao causar a doença conhecida como varroose ou varroatose. É o principal fator para o distúrbio do colapso das colónias no Canadá e nos EUA.

Agora, investigadores da Washington State University podem ter descoberto uma solução. Os entomologistas desenvolveram uma nova estirpe de um fungo parecido com bolor, Metarhizium, que pode erradicar estes ácaros. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Scientific Reports.

“Sabíamos que o metarhizium podia matar ácaros, mas era caro e não durava muito porque os fungos morriam no calor da colmeia”, disse o autor principal do estudo, Steve Sheppard, explicando que desenvolveu “uma estirpe que sobrevive a altas temperaturas”.

Quando o metarhizium encontra um ácaro, perfura-o antes de se proliferar e matar o ácaro por dentro, como mostra o seguinte vídeo:

Esta não é a primeira vez que os investigadores procuram ajudar as abelhas. Em 2018, foi anunciado o desenvolvimento de um extrato de micélio que reduziu os níveis de vírus nas abelhas.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aulas acabam hoje para 240 mil alunos. Ano correu "melhor que o anterior, com menos aprendizagens perdidas"

O ano letivo termina hoje para os 9.º, 10.º e 11.º anos.Para cerca de 240 mil alunos hoje é dia de despedidas, depois de mais um ano afetado pela covid-19 que levou a que parte …

Benfica pode perder Grimaldo e Nuno Tavares, mas tem trunfo do Brasileirão na manga

Confrontado com a possibilidade de perder os seus dois laterais-esquerdos, Álex Grimaldo e Nuno Tavares, o Benfica estuda a contratação de Guilherme Arana. O Benfica pode perder dois laterais-esquerdos neste mercado de transferências. A situação de …

"Se Portugal tiver 11 Sérgios Conceição pode estar muito perto de ganhar" à Alemanha

A última vitória de Portugal frente à Alemanha foi no Euro 2000, na Holanda, com uma goleada de 3-0 graças a um hat-trick de Sérgio Conceição. Na antecipação do novo embate entre as duas equipas …

Rui Moreira recandidata-se ao último mandato com a promessa de um "futuro ainda melhor" para o Porto

O atual presidente da Câmara do Porto afirmou, esta quinta-feira, querer concluir os projetos que a pandemia da covid-19 "atrasou" e ter condições para "projetar um futuro ainda melhor" para a cidade. "Quero concluir os projetos …

Nomeações para o Estado são uma "prática abusiva" e estão "viciadas"

Sete em cada dez dirigentes da Administração Pública nomeados pelo Governo, após passarem o crivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap), já ocupavam o cargo em regime de substituição. Neste regime, …

Genk e Antuérpia querem "roubar" Vertonghen a custo zero

Genk e Antuérpia estão a tentar que o Benfica rescinda contrato com Jan Vertonghen para que possam avançar para a contratação a custo zero do internacional belga. Aos 34 anos de idade, Jan Vertonghen não caminha …

Em 2013, Costa decidiu que a CML só enviaria dados à PSP e MAI. Ordem não foi respeitada

António Costa, então presidente da Câmara de Lisboa, decidiu em 2013 que não competia à autarquia estabelecer medidas de segurança, pelo que a partir dali a única coisa que os serviços iriam fazer era reencaminhar …

Ordem dos Advogados diz que fechar AML é "inconstitucional". Há 18 exceções na proibição de circulação

Face ao elevado número de casos na região de Lisboa, o Governo anunciou, esta quinta-feira, a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) durante o fim-de-semana. O bastonário da Ordem …

Duas novas espécies de mamíferos escavadores ancestrais descobertos na China

Uma equipa descobriu duas novas espécies de animais semelhantes a mamíferos que viveram em tocas há cerca de 120 milhões de anos no que hoje é o nordeste da China. A equipa de pesquisa foi liderada …

Uma criança com esta idade "não se veste sozinha". Especialistas estranham contornos do (des)aparecimento de Noah

Noah, o menino de dois anos que esteve 36 horas desaparecido em Proença-a-Velha, foi encontrado numa zona de mato, sozinho, "bem e vivo". Especialistas ficaram espantados e consideram os acontecimentos improváveis para uma criança tão …