Funcionário judicial detido sob suspeita de vender informações sobre processos

Tiago Henrique Marques / Lusa

Um oficial de justiça do Tribunal de Loulé foi detido, na segunda-feira, por suspeitas de verder informações privilegiadas sobre processos de execução de imóveis ao proprietário de um stand automóvel.

O esquema, desmantelado pela Polícia Judiciária de Faro, permitiria aos envolvidos obter lucros com processos de execução de imóveis a que o funcionário judicial tinha acesso.

“Há suspeitas de que o funcionário judicial, em colaboração com o referido empresário, tenha fornecido a interessados informações privilegiadas, a que tinha acesso pelas suas funções, sobre propostas de aquisição de imóveis feitas em processos de execução que corriam termos no tribunal, cobrando por cada informação quantias de cerca de 2.000 euros“, salienta o Departamento de Investigação e Acção Penal de Faro, num comunicado citado pelo jornal Público.

Assim, os suspeitos conseguiam saber quanto é que os interessados na compra estavam a oferecer pelos imóveis, ganhando vantagem para avançar com ofertas melhores. Depois, os imóveis comprados eram colocados à venda a valores mais elevados.

No âmbito da “Operação Iryna”, o nome de código dado a esta investigação, a PJ procedeu a mais quatro detenções, nomeadamente do dono de um stand de automóveis.

Estão em causa crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação, fraude na obtenção de crédito bancário e branqueamento de capitais.

Além do esquema com o funcionário judicial, o proprietário do stand lideraria outra “rede” que passava por enganar Bancos e instituições de crédito na obtenção de empréstimos e que terá lesado os envolvidos em um milhão de euros.

O processo desenrolava-se na solicitação de créditos para a compra de automóveis para abate ou já desmontados, propriedades do dono do stand, por parte de indivíduos que apresentavam declarações de IRS falsas para atestar que tinham rendimentos para pagar os empréstimos, relata o Público.

Depois, não pagavam os créditos e quando os Bancos tentavam cobrar as dívidas, já não havia sinal dos veículos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …