Funcionário judicial detido sob suspeita de vender informações sobre processos

Tiago Henrique Marques / Lusa

Um oficial de justiça do Tribunal de Loulé foi detido, na segunda-feira, por suspeitas de verder informações privilegiadas sobre processos de execução de imóveis ao proprietário de um stand automóvel.

O esquema, desmantelado pela Polícia Judiciária de Faro, permitiria aos envolvidos obter lucros com processos de execução de imóveis a que o funcionário judicial tinha acesso.

“Há suspeitas de que o funcionário judicial, em colaboração com o referido empresário, tenha fornecido a interessados informações privilegiadas, a que tinha acesso pelas suas funções, sobre propostas de aquisição de imóveis feitas em processos de execução que corriam termos no tribunal, cobrando por cada informação quantias de cerca de 2.000 euros“, salienta o Departamento de Investigação e Acção Penal de Faro, num comunicado citado pelo jornal Público.

Assim, os suspeitos conseguiam saber quanto é que os interessados na compra estavam a oferecer pelos imóveis, ganhando vantagem para avançar com ofertas melhores. Depois, os imóveis comprados eram colocados à venda a valores mais elevados.

No âmbito da “Operação Iryna”, o nome de código dado a esta investigação, a PJ procedeu a mais quatro detenções, nomeadamente do dono de um stand de automóveis.

Estão em causa crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação, fraude na obtenção de crédito bancário e branqueamento de capitais.

Além do esquema com o funcionário judicial, o proprietário do stand lideraria outra “rede” que passava por enganar Bancos e instituições de crédito na obtenção de empréstimos e que terá lesado os envolvidos em um milhão de euros.

O processo desenrolava-se na solicitação de créditos para a compra de automóveis para abate ou já desmontados, propriedades do dono do stand, por parte de indivíduos que apresentavam declarações de IRS falsas para atestar que tinham rendimentos para pagar os empréstimos, relata o Público.

Depois, não pagavam os créditos e quando os Bancos tentavam cobrar as dívidas, já não havia sinal dos veículos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …