Fumar na gravidez pode masculinizar as bebés

As grávidas que fumam durante a gravidez podem causar às bebés, que estão ainda no útero, problemas hormonais que as podem masculinizar e comprometer a sua fertilidade, revelou uma nova investigação.

Os resultados, apresentados esta semana na 58ª reunião anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica, sugerem que o tabaco funciona como um desestabilizador do sistema endócrino, podendo masculinizar as bebés ainda no útero, pode ler-se no Eureka Alert, portal que disponibiliza o resumo da conferência.

A equipa de cientistas encontrou um aumento significativo na distância ano-genital (AGD) nas filhas de mães que fumam. Esta distância é um indicador da concentração de androgénios – hormona sexual que provoca o crescimento de órgãos sexuais masculinos e outras características masculinas – durante o desenvolvimento pré-natal dos mamíferos.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas estudaram 120 bebés recém-nascidos (56 meninas e 64 meninas) de mães que fumaram durante a gravidez.

Medindo a AGD, os cientistas descobriram que este indicador era significativamente mais longo do que o habitual nas meninas. Em sentido oposto, os cientistas não encontraram nenhum efeito possivelmente ligado ao tabaco em bebés do sexo masculino.

“Os nossos resultados sugerem que as meninas têm maior exposição à testosterona, mas não sabemos como é que isto se relaciona com a função reprodutiva”, explicou o autor principal do estudo, Deniz Ozalp Kizilay, citado pelo mesmo portal.

De acordo com o cientistas, que alertam no estudo que os cigarros têm mais de 4.000 toxinas, são necessárias mais investigações para estudar a relação. “Estudos cuidadosamente projetados são necessários para explicar a relação”, insistiu.

Kizilay assinalou ainda que as descobertas que são contribuição valiosa para compreender os efeitos intergeracionais do tabagismo materno. No futuro, a equipa pretende acompanhar as consequência a longo prazo dos casos agora estudados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Campo magnético da Terra pode mudar 10 vezes mais rápido do que se pensava

As mudanças na direção do campo magnético da Terra podem ocorrer dez vezes mais rápido do que se pensava até então, sugerem novas simulações levadas a cabo por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) …

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …