/

Frio, vento e chuva até terça

As temperaturas mínimas e máximas vão descer a partir de hoje, prevendo-se também chuva, vento forte nas terras altas e queda de neve acima dos 1.000/1.200 metros, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

“Vamos ter hoje a passagem de uma superfície frontal que vai causar uma descida das temperaturas”, explicou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), salientando, contudo, que a partir de terça-feira a tendência é para voltarem a subir.

De acordo com Madalena Rodrigues, prevê-se para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, chuva, em geral fraca, no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, passando a regime de aguaceiros a partir da tarde.

Está também prevista queda de neve acima de 1.000/1.200 metros, a partir do final da tarde, vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado a forte nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura máxima.

“No sul, vamos ter períodos de céu muito nublado aumentando de nebulosidade no alto Alentejo, com ocorrência de chuva fraca para o final do dia, vento em geral fraco do quadrante oeste soprando temporariamente moderado no litoral e neblina ou nevoeiro”, disse.

A meteorologista do IPMA adiantou que está também prevista uma descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior norte e centro.

No que diz respeito ao fim de semana, Madalena Rodrigues informou que no sábado prevêem-se períodos de céu muito nublado até ao final da manhã, alguns aguaceiros fracos nas regiões do norte e centro e no sul mais fracos até ao final da manhã.

Está também prevista queda de neve acima dos 1.000/1.200 metros, podendo durante a noite baixar a quota gradualmente para os 800/1.000 metros, vento moderado de noroeste e forte nas terras altas, descida da temperatura mínima nas regiões do norte e centro e descida da máxima no interior norte e centro.

“Quanto às temperaturas, hoje descem um pouco e amanhã [sábado] também nas regiões do norte e centro e no domingo dia 23 desce a mínima, mas sobe a máxima”, disse Madalena Rodrigues, salientando que os próximos dias vão ser de algumas oscilações em termos de temperaturas.

A meteorologista disse que a tendência a partir de terça-feira é para a subida das temperaturas.

“Sábado vai ser o dia com as temperaturas máximas mais baixas: 11 graus Celsius nas regiões do interior norte, entre 13 e 15 graus no litoral e no interior norte e centro entre os quatro e os sete”, disse.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.