A fratura estranha de Marte pode ter sido finalmente explicada

NASA

Marte tem uma estranha caraterística na sua superfície que tem mantido os cientistas intrigados. É um depósito de um mineral que é mais comum no interior dos planetas. Agora, já se sabe o que o pode ter trazido à superfície.

Nili Fossae é uma fratura na superfície que passou por um processo erosivo e foi parcialmente preenchida por sedimentos. Está localizado na região Syrtis Major,
perto da Isidis Planitia.

Esta fratura é interessante por causa dos depósitos minerais na área. Especificamente, contém um grande depósito da olivina mineral, que é tipicamente encontrada no interior dos planetas.

A olivina em si não é rara nem notável. Na verdade, é o principal componente do manto da Terra. Não é raro em Marte também. A palavra olivina abrange um grupo de minerais que são muito semelhantes. São todos esverdeados e são encontrados em rochas ígneas, que são basicamente lava solidificada e arrefecida.

De acordo com o estudo, publicado na revista Geology e realizado pela Universidade de Brown, em Rhode Island, o depósito de olivina foi descoberto em 2003. A área é notável pela sua formação geológica, sendo constituída por grabens – vales com escarpas afiadas em ambos os lados, causadas pelo deslocamento descendente de blocos de terra.

Ao longo dos anos, tem havido várias propostas de explicação para o estranho depósito: alguns sugeriram fluxo de lava efusivo, outros que a olivina foi dragada por um enorme impacto – talvez o mesmo que criou a enorme Bacia Isidis onde o depósito está localizado.

O novo estudo, por outro lado, diz que a olivina foi depositada graças a vulcanismo explosivo. “Esta é uma das mais tangíveis evidências para a ideia de que o vulcanismo explosivo era mais comum no início de Marte“, disse Christopher Kremer, um estudante de pós-graduação da Universidade de Brown que liderou o trabalho, em comunicado.

O vulcanismo explosivo acontece quando o magma contém gases dissolvidos como vapor de água. Esse gás dissolvido cria muita pressão no magma e, quando a rocha suspensa não consegue suportar a pressão, explode. Essa explosão envia uma enorme quantidade de cinzas de fogo e lava para o ar. Como o vulcanismo explosivo requer vapor de água, os cientistas acham que este tipo de explosão vulcânica aconteceu no início da vida de Marte, quando havia mais água.

Com o tempo, Marte perdeu a água e a atividade vulcânica terá sido menos explosiva e substituída pelo vulcanismo efusivo, que é mais suave e faz com que a lava flua pela superfície, em vez de explodir no ar.

De acordo com Kremer, há muitas evidências para a efusiva fase vulcânica na história marciana, enquanto evidências para a fase explosiva anterior não são tão facilmente descobertas, especialmente com instrumentos orbitais. “Compreender a importância do vulcanismo explosivo no início de Marte é importante para entender o orçamento da água no magma marciano, a abundância de água subterrânea e a espessura da atmosfera”.

Uma das coisas que diferenciam este depósito de outras áreas efusivas de fluxo de lava é a distribuição da própria lava. Enquanto um fluxo efusivo espalharia rocha líquida sobre a superfície, onde se agruparia em áreas de baixa altitude, o depósito estaria em longas camadas contínuas sobre vales, crateras, colinas e outras características. De acordo com Kremer, é muito mais consistente com a fixação de cinzas de uma erupção explosiva do que com o fluxo de lava.

O depósito contínuo também exclui o cenário de impacto. O impacto Isidis que criou a Bacia Isidis não conseguiria ter criado uma camada tão uniforme de cinzas. A condição da olivina em si também exclui esse cenário. A olivina mostra evidências de contacto prolongado e generalizado com a água.

Os autores dizem que só faz sentido que esta olivina fosse de queda de cinzas, uma vez que a cinza é muito mais porosa do que outras pedras e teria permitido que a água contactasse com a olivina.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP de volta às negociações. Bloco rejeita bluff e exige mais reuniões com Costa

Ameaçou, mas não caiu. O PCP ainda está vivo e oficialmente de volta à mesa das negociações. A comitiva do Bloco de Esquerda esteve esta terça-feira reunida com o primeiro-ministro, em São Bento. No final de …

Apoio à retoma. Empresas com quebras de faturação superiores a 75% podem reduzir horários a 100%

A possibilidade de redução total do horário de trabalho em empresas abrangidas pelo Apoio à Retoma Progressiva estará disponível para empresas que registem quebras de faturação homólogas iguais ou superiores a 75%. Na segunda-feira, o ministro …

FC Porto é "passado". Otamendi promete "defender Benfica até à morte"

O internacional argentino prometeu, esta terça-feira, durante a sua apresentação como novo reforço dos encarnados, "defender a camisola do Benfica até à morte". Nicolás Otamendi é o novo reforço das águias e foi apresentado, na noite …

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …