Frankensub. A Marinha francesa lançou ao mar o seu bizarro Submarino Frankenstein

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Numa notável proeza de engenharia, a empresa francesa Naval Group entregou à Marinha francesa um submarino nuclear remodelado com sucesso — que está a ser chamado de “Frankensub”.

Está entregue à Marinha Francesa o “Frankensub“, um submarino acabado de montar a partird de partes de dois outros submarinos.

Mas não consta que tenha sido necessário aplicar-lhe uma descarga elétrica para o trazer à vida.

O submarino foi montado unindo a secção traseira do SNA Perle, um submarino de ataque nuclear da classe Rubis comissionado em 1993, que se encontrava danificado, com a secção dianteira do SNA Saphir, um Rubis descomissionado em 2019.

Em junho de 2020, o SNA Perle sofreu danos consideráveis após um incêndio na sua secção dianteira, quando se encontrava em doca seca em Toulon.

Em vez de desmantelar o Perle, o governo francês optou por submetê-lo a um ambicioso plano de remodelação, que implicava substituir a parte dianteira danificada pela de um submarino da mesma classe.

A tarefa foi entregue à Naval Group, que se encarregou de reconstruir a parte dianteira e modernizar a da secção traseira intacta do Perle.

Montar as duas partes de submarinos diferentes num só (que funcione e não afunde) é uma proeza de engenharia notável, uma vez que, apesar de ambas as embarcações serem da mesma classe, cada um dos submarinos é “uma peça única, com inúmeros detalhes e micro-problemas“, explica o New Atlas.

A junção das duas secções é comparável a um transplante de órgãos sob pressão, com requisitos de alinhamento exatos, uma vez que qualquer minúsculo desvio  pode levar a uma falha catastrófica da embarcação.

Após a ligação das duas partes, os decks interiores foram reconstruidos, e centenas de tubos, cabos, fios e sistemas eletrónicos foram ligados.

Segundo nota da Naval Group, o projeto envolveu 300 pessoas, 100.000 horas de engenharia, 2.000 plantas atualizada, 250.000 horas industriais, 2.000 ligações elétricas e o impressionante número de um milhão de horas de manutenção e reparos.

O “Frankensub” está então pronto a zarpar para as profundezas do oceano — com uma nova comissão de serviço na Marinha Francesa, até 2028.

ZAP //

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