Francesas protestam contra uso obrigatório de máscara durante o parto

Francesas estão a protestar contra os hospitais que exigem que as mulheres que dão à luz usem máscara até ao final do trabalho de parto.

De acordo com o jornal Daily Mail, as mulheres em França estão a ser forçadas a usar máscara durante o parto em alguns hospitais, com os médicos a poderem recusar-se a tratar quem não a queira usar.

Esta exigência está a provocar indignação entre as francesas, que relembram que, por outro lado, uma pessoa que esteja a praticar exercício físico num ginásio não precisa de usar máscara.

Os críticos desta medida, entre os quais médicos, argumentam que as mulheres nesta situação passam por um sofrimento desnecessário, às vezes levando-as a ficarem demasiado fracas para fazer força ou a ter de fazer cesarianas de emergência.

“Assim que fiz força pela primeira vez percebi que iria ser complicado e o meu instinto foi retirar a máscara para respirar”, conta uma mulher, que deu à luz recentemente, ao jornal britânico, acrescentando que lhe disseram que teria de pôr a máscara por ser “protocolo”.

Senti que estava a sufocar. Estava muito calor, estava a suar imenso por causa da máscara, não estava a conseguir suportar”, recorda.

“No final, o médico teve de usar fórceps e o meu filho nasceu com líquido amniótico nos pulmões, um galo na cabeça e teve de ser transferido para o serviço neonatal de outro hospital porque aquele em que eu estava não tem instalações adequadas”.

O grupo “Tou.te.s Contre les violences Obstetricales et Gynecologiques” recolheu o testemunho de mais de dois mil testemunhos desde o início de setembro. A pesquisa descobriu que 75% das mulheres que deram à luz durante a pandemia mostram sinais de depressão pós-parto, embora se observe que não se sabe qual era a estatística antes do aparecimento do novo coronavírus, uma vez que em França isso não é analisado.

A recomendação deste grupo é que apenas a equipa médica use máscara, podendo reforçar a sua segurança com outros instrumentos como, por exemplo, óculos de proteção.

Desde o início da pandemia, França contabiliza mais de 770 mil casos de covid-19 e cerca de 32.700 mortes, de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plano de vacinação arranca em janeiro com três fases. 950 mil pessoas no primeiro grupo prioritário

Pessoas com mais de 50 anos com uma patologia frequente nos casos graves de covid-19, residentes e/ou internados em lares e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário para a administração da vacina de …

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …