França pode ter a peça-chave para resolver o mistério do MH370

francescoprocida / Flickr

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

Peter Foley, especialista em aviação que fez parte da equipa do Departamento de Segurança no Transporte da Austrália nas buscas pelo avião do voo MH370, disse que a chave para revelar o local onde caiu o Boeing 777 está no flaperon (parte da asa) do avião, que está na posse de investigadores franceses.

Em declarações ao Express, Foley afirma que o estado do flaperon (peça que regula o pouso e a descolagem) pode revelar muito. Por exemplo, se o piloto do avião tivesse tentado planar o Boeing para pará-lo numa tentativa de abandoná-lo. Se esse tivesse sido o caso, então os investigadores teriam que expandir a área de busca no Oceano Índico, já que o MH370 poderia ter caído mais longe.

O investigador disse que a equipa “viu algumas evidências [visuais] que mostram que [o flaperon] estava em estado de instalação”, acrescentando que uma prova tão importante permanecer em França “tem sido uma frustração para a investigação”.

O flaperon foi encontrado em 2015 numa praia da Ilha da Reunião, que pertence à França, e foi levado pela Gendarmerie of Air Transport (GTA), que justificou ter levado o objeto por haver quatro cidadãos franceses a bordo do voo MH370. Em 2018, a organização francesa adiantou que continua a investigar o desaparecimento do avião e que ainda não podia comentar o assunto.

O voo MH370 desapareceu dos radares em março de 2014 com 227 passageiros e 12 tripulantes a bordo, num trajeto entre Kuala Lumpur e Pequim. 40 minutos depois da descolagem, o avião desapareceu dos radares. As operações de busca, financiadas por governos de vários países, não surtiram resultados.

Até então, os especialistas não conseguiram localizar o local onde se deu o acidente do avião. As buscas foram abandonadas em 2018, apesar de vários pedaços de destroços que pertenceriam ao avião terem sido encontrados nas margens de ilhas do Oceano Índico.

PARTILHAR

RESPONDER

Horas após ser reeleito, Presidente do Chade morre vítima de ferimentos em combate

O Presidente do Chade, no poder há 30 anos, morreu, esta terça-feira, devido a ferimentos sofridos enquanto comandava o exército na luta contra rebeldes no norte do país durante o fim-de-semana. "O Presidente da República, chefe …

Iniciativa Liberal acusa comissão promotora de a tentar impedir de participar no desfile do 25 de Abril

A Iniciativa Liberal (IL) acusou, esta terça-feira, a comissão promotora do desfile do 25 de Abril de tentar impedir o partido de participar nas comemorações, pretendendo os liberais organizar o seu próprio desfile no mesmo …

EDP defende que venda de barragens não estava sujeita a imposto de selo

A EDP considera que a venda da concessão das barragens ao consórcio da Engie não beneficiou de isenção do Imposto do Selo prevista na lei desde 2020 porque a forma como a operação decorreu não …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa, nas instalações do departamento de gestão urbanística, situadas no Campo Grande, e nos Paços do Concelho. Ao que o jornal online …

Portugal regista mais 424 casos e cinco óbitos por covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais cinco mortes e 424 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Ministro reconhece que retoma do Ensino Superior tem de ser "gradual"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou, esta segunda-feira, que a retoma das atividades letivas tem de ser feita de forma “gradual e faseada”, mas mostrou-se satisfeito com a responsabilidade demonstrada por docentes …

Apenas uma em cada 500 pessoas foram vacinadas nos países pobres. Greta Thunberg apoia vacinação equitativa com 100 mil euros

Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou esta segunda-feira a Organização Mundial …

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …

Cheias em Luanda fazem 14 mortos e mais de 8 mil desalojados

As chuvas torrenciais que esta segunda-feira provocaram o caos em Luanda, deixaram 14 mortos e mais de oito mil pessoas desalojadas, segundo dados transmitidos esta noite pelo porta-voz do serviço de protecção civil e bombeiros. Faustino …