França pode ter a peça-chave para resolver o mistério do MH370

francescoprocida / Flickr

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

Peter Foley, especialista em aviação que fez parte da equipa do Departamento de Segurança no Transporte da Austrália nas buscas pelo avião do voo MH370, disse que a chave para revelar o local onde caiu o Boeing 777 está no flaperon (parte da asa) do avião, que está na posse de investigadores franceses.

Em declarações ao Express, Foley afirma que o estado do flaperon (peça que regula o pouso e a descolagem) pode revelar muito. Por exemplo, se o piloto do avião tivesse tentado planar o Boeing para pará-lo numa tentativa de abandoná-lo. Se esse tivesse sido o caso, então os investigadores teriam que expandir a área de busca no Oceano Índico, já que o MH370 poderia ter caído mais longe.

O investigador disse que a equipa “viu algumas evidências [visuais] que mostram que [o flaperon] estava em estado de instalação”, acrescentando que uma prova tão importante permanecer em França “tem sido uma frustração para a investigação”.

O flaperon foi encontrado em 2015 numa praia da Ilha da Reunião, que pertence à França, e foi levado pela Gendarmerie of Air Transport (GTA), que justificou ter levado o objeto por haver quatro cidadãos franceses a bordo do voo MH370. Em 2018, a organização francesa adiantou que continua a investigar o desaparecimento do avião e que ainda não podia comentar o assunto.

O voo MH370 desapareceu dos radares em março de 2014 com 227 passageiros e 12 tripulantes a bordo, num trajeto entre Kuala Lumpur e Pequim. 40 minutos depois da descolagem, o avião desapareceu dos radares. As operações de busca, financiadas por governos de vários países, não surtiram resultados.

Até então, os especialistas não conseguiram localizar o local onde se deu o acidente do avião. As buscas foram abandonadas em 2018, apesar de vários pedaços de destroços que pertenceriam ao avião terem sido encontrados nas margens de ilhas do Oceano Índico.

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 500 pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas em La Palma

500 pessoas juntaram-se, esta quinta-feira, às milhares que já foram obrigadas a abandonar as suas casas na ilha espanhola de La Palma, quando um rio de lava se aproximou de uma povoação junto à costa, …

Messi no PSG

"Messi, dá-me a tua camisola e eu dou-te a minha mãe"

Grande jogo em Paris, golo de André Silva, bis de Messi, mas uma criança também foi o centro das atenções. Os nomes das equipas já prometiam espectáculo e houve mesmo: o Paris Saint-Germain ganhou em casa …

Portugal com mais oito mortes e 865 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais oito mortes e 865 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 865 novos …

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado Alzheimer …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …