/

França pode ter a peça-chave para resolver o mistério do MH370

francescoprocida / Flickr

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

Peter Foley, especialista em aviação que fez parte da equipa do Departamento de Segurança no Transporte da Austrália nas buscas pelo avião do voo MH370, disse que a chave para revelar o local onde caiu o Boeing 777 está no flaperon (parte da asa) do avião, que está na posse de investigadores franceses.

Em declarações ao Express, Foley afirma que o estado do flaperon (peça que regula o pouso e a descolagem) pode revelar muito. Por exemplo, se o piloto do avião tivesse tentado planar o Boeing para pará-lo numa tentativa de abandoná-lo. Se esse tivesse sido o caso, então os investigadores teriam que expandir a área de busca no Oceano Índico, já que o MH370 poderia ter caído mais longe.

O investigador disse que a equipa “viu algumas evidências [visuais] que mostram que [o flaperon] estava em estado de instalação”, acrescentando que uma prova tão importante permanecer em França “tem sido uma frustração para a investigação”.

O flaperon foi encontrado em 2015 numa praia da Ilha da Reunião, que pertence à França, e foi levado pela Gendarmerie of Air Transport (GTA), que justificou ter levado o objeto por haver quatro cidadãos franceses a bordo do voo MH370. Em 2018, a organização francesa adiantou que continua a investigar o desaparecimento do avião e que ainda não podia comentar o assunto.

O voo MH370 desapareceu dos radares em março de 2014 com 227 passageiros e 12 tripulantes a bordo, num trajeto entre Kuala Lumpur e Pequim. 40 minutos depois da descolagem, o avião desapareceu dos radares. As operações de busca, financiadas por governos de vários países, não surtiram resultados.

Até então, os especialistas não conseguiram localizar o local onde se deu o acidente do avião. As buscas foram abandonadas em 2018, apesar de vários pedaços de destroços que pertenceriam ao avião terem sido encontrados nas margens de ilhas do Oceano Índico.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.