Antigo fragmento do oceano Pacífico encontrado 640 quilómetros sob a China

Uma equipa de cientistas identificou um antigo pedaço do oceano Pacífico, estendendo-se durante centenas de quilómetros sob a China, enquanto é puxado para baixo na zona de transição do manto da Terra.

Esta laje rochosa que costumava revestir o fundo do oceano Pacífico é uma relíquia da litosfera oceânica, a camada mais externa da superfície da Terra, composta pela crosta e as partes mais externas sólidas do manto superior.

A camada superficial superior é composta por várias placas tectónicas fragmentadas, que se movem lentamente e se deslocam na superfície, ocasionalmente colidindo entre si.

Durante estas colisões, um processo geológico denominado subducção pode ocorrer, onde uma placa é forçada sob a outra em zonas de subducção, e acaba por ser empurrada cada vez mais fundo no planeta.

Cientistas da China e dos Estados Unidos testemunharam esse fenómeno a ocorrer em profundidades maiores do que antes. Anteriormente, os cientistas registaram lajes a profundidades de cerca de 200 quilómetros.

Agora, graças à rede gigante de mais de 300 estações sísmicas espalhadas pelo nordeste da China, os investigadores puderam ver o evento num ponto muito mais profundo, visualizando partes da placa tectónica que ficava sob o Oceano Pacífico a serem empurradas para o meio da zona de transição de nível, em profundidades que variam entre 410 e 660 quilómetros abaixo da superfície da Terra.

F. Niu / Rice University

A equipa identificou duas descontinuidades de velocidade sísmica, regiões muito subterrâneas onde as ondas sísmicas encontram anomalias. Neste caso, foram encontradas duas anomalias, que a equipa diz estarem relacionadas com os lados superior e inferior da placa de mergulho.

“Com base em análises sismológicas detalhadas, a descontinuidade superior foi interpretada como a descontinuidade de Moho da laje subduzida”, disse Qi-Fu Chen, geofísico da Academia Chinesa de Ciências, em comunicado. “A descontinuidade mais baixa é provavelmente causada pelo derretimento parcial da subplaca astenosfera sob condições hídricas na porção voltada para o mar da placa.”

Embora a subducção da placa possa ser vista em processo sob a China, a zona de subducção em si fica a leste, com a laje a ser inclinada num ângulo relativamente raso de 25 graus para baixo.

“O Japão está localizado perto de onde a placa do Pacífico atinge cerca de 100 quilómetros de profundidade”, disse Fenglin Niu, sismólogo da Rice University.

Graças às novas imagens, os cientistas estão perceber melhor acontece com uma laje subduzida quando atinge esta parte da zona de transição, incluindo o quão deformada fica e quanta água perde da sua crosta oceânica.

“Muitos estudos sugerem que a laje deforma-se muito na zona de transição do manto, que se torna macia, por isso é facilmente deformada”, disse Niu. “Ainda estamos a debater se essa água é totalmente libertada naquela profundidade. Há evidências crescentes de que uma parte da água fica dentro da placa“.

Este estudo foi publicado este mês na revista científica Nature Geoscience.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …