/

Há um “novo tipo de assédio” com fotos nuas da IA. Surfista portuguesa denuncia “inferno emocional”

1
A surfista portuguesa Mariana Rocha Assis na praia, a sorrir enquanto segura uma prancha de surf.

A surfista portuguesa Mariana Rocha Assis.

A surfista portuguesa Mariana Rocha Assis denuncia um “novo tipo de assédio” online que passa pela ameaça de divulgação de fotos de nudez falsas, geradas por Inteligência Artificial (IA).

Foi isso mesmo que aconteceu com a jovem de 26 anos que diz que tem passado por “um inferno emocional”. Mariana Rocha Assis teve a coragem de denunciar numa publicação no Instagram a chantagem que sofreu.

A surfista portuguesa diz que tudo começou a 17 de Novembro passado, quando recebeu uma mensagem de um desconhecido que lhe pedia 5 mil euros para não divulgar fotos falsas em que aparecia nua.

Estas fotos foram “geradas por Inteligência Artificial” e “parecem reais”, segundo Mariana Rocha Assis.

Como se recusou a pagar o valor, o chantagista ameaçou, então, que enviaria as fotos para os “familiares, amigos, patrocinadores e clientes do hotel” onde trabalha.

“O mais assustador sobre estes hackers é que podem aceder a tudo“, lamenta ainda a surfista, sublinhando como este caso a “derrubou”.

Perdi muito dinheiro, vou ter fotos “minhas” a circular online” e “o mais assustador é que isso está a acontecer com muitas pessoas” por todo o mundo, diz, recomendando que tenham “cuidado”.

Estes malditos hackers estão a destruir vidas, a destruir sonhos”, aponta.

“É assustador para onde estamos a caminhar”, desabafa ainda, apelando a “todos os governantes do mundo” para fazerem “algo”.

Susana Valente, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.