/

Observatório no Havai capta dois fenómenos atmosféricos raros

(dr) International Gemini Observatory / NOIRLab / NSF / AURA / A. Smith

Os dois fenómenos raros foram capturados nesta fotografia do Observatório Gemini, no Havai

Os “sprites” (raios) e “blue jets” (jatos azuis) são fenómenos atmosféricos muito fugazes. Conseguir uma fotografia dos dois, em simultâneo, é um feito raro.

A fotografia foi tirada por uma das “cloud cams” do Observatório Gemini, localizado no Havai, Estados Unidos, e divulgada no passado dia 24 de fevereiro. Para nossa sorte, na mesma imagem é possível ver um “sprite” e um “blue jet”.

Sem uma tradução lusófona amplamente aceite, podemos dizer que estes dois termos se referem a dois eventos luminosos transientes (TLE, na sigla em inglês) causados por descargas elétricas.

Tal como explica o site Live Science, os “sprites” são geralmente laranjas-avermelhados (às vezes são azuis-esverdeados) e ocorrem na mesosfera, entre 30 a 80 quilómetros de altitude. Costumam ser provocados por radiação eletromagnética de muito baixa frequência e a sua temperatura é muito mais baixa.

Os “blue jets”, tal como o nome indica, costumam ser azuis e também ocorrem em grandes altitudes (cerca de 50 quilómetros), sendo normalmente desencadeados por uma descarga de eletricidade a partir do topo das nuvens de trovoada ativas.

De acordo com o mesmo site, a câmara que capturou este momento raro foi uma DSLR modificada, personalizada para tirar fotografias numa fração de segundo, 30 segundos após a queda de um relâmpago.

As câmaras estão montadas no topo deste observatório havaiano, apontadas para os locais onde é mais provável ocorrerem tempestades. A parte norte do Observatório Gemini fica a cerca de 4.200 metros de altitude, com uma vista incrível sobre as redondezas.

“Já vimos outros exemplos de fenómenos semelhantes, mas este foi de longe o melhor exemplo de um ‘sprite’ na atmosfera superior”, disse ao site Business Insider Peter Michaud, um dos responsáveis do centro de pesquisa NOIRLab, que divulgou a imagem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.