Observatório no Havai capta dois fenómenos atmosféricos raros

(dr) International Gemini Observatory / NOIRLab / NSF / AURA / A. Smith

Os dois fenómenos raros foram capturados nesta fotografia do Observatório Gemini, no Havai

Os “sprites” (raios) e “blue jets” (jatos azuis) são fenómenos atmosféricos muito fugazes. Conseguir uma fotografia dos dois, em simultâneo, é um feito raro.

A fotografia foi tirada por uma das “cloud cams” do Observatório Gemini, localizado no Havai, Estados Unidos, e divulgada no passado dia 24 de fevereiro. Para nossa sorte, na mesma imagem é possível ver um “sprite” e um “blue jet”.

Sem uma tradução lusófona amplamente aceite, podemos dizer que estes dois termos se referem a dois eventos luminosos transientes (TLE, na sigla em inglês) causados por descargas elétricas.

Tal como explica o site Live Science, os “sprites” são geralmente laranjas-avermelhados (às vezes são azuis-esverdeados) e ocorrem na mesosfera, entre 30 a 80 quilómetros de altitude. Costumam ser provocados por radiação eletromagnética de muito baixa frequência e a sua temperatura é muito mais baixa.

Os “blue jets”, tal como o nome indica, costumam ser azuis e também ocorrem em grandes altitudes (cerca de 50 quilómetros), sendo normalmente desencadeados por uma descarga de eletricidade a partir do topo das nuvens de trovoada ativas.

De acordo com o mesmo site, a câmara que capturou este momento raro foi uma DSLR modificada, personalizada para tirar fotografias numa fração de segundo, 30 segundos após a queda de um relâmpago.

As câmaras estão montadas no topo deste observatório havaiano, apontadas para os locais onde é mais provável ocorrerem tempestades. A parte norte do Observatório Gemini fica a cerca de 4.200 metros de altitude, com uma vista incrível sobre as redondezas.

“Já vimos outros exemplos de fenómenos semelhantes, mas este foi de longe o melhor exemplo de um ‘sprite’ na atmosfera superior”, disse ao site Business Insider Peter Michaud, um dos responsáveis do centro de pesquisa NOIRLab, que divulgou a imagem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem que tentou matar Ronald Reagan vai ser libertado em 2022

Na altura o homem foi considerado inimputável pela justiça devido a problemas mentais. Depois de ter saído de um hospital psiquiátrico em 2016, John Hinckley Jr vai ficar em liberdade total de 2022. A 31 de …

Coreia do Norte lança "projétil não identificado"

A Coreia do Norte lançou um "projétil não identificado" no mar ao largo da sua costa oriental, disseram esta madrugada os militares sul-coreanos. Tanto o Japão como os Estados Unidos já condenaram o lançamento. A Coreia …

Pandemia, campanha anticomunista ou geringonça? As justificações para a derrota do PCP

Pandemia, campanha anticomunista, geringonça ou outra coisa qualquer? O que justifica a hecatombe do PCP nas duas últimas eleições autárquicas? A noite eleitoral foi um tombo para o PCP, que, além de não ter conseguido recuperar …

"Os eleitores fizeram-se ouvir muito bem". SPD responde à CDU e quer aliança com os Verdes e FDP

Armin Laschet tinha anunciado que a CDU queria liderar o executivo apesar do mau resultado, o que já motivou uma resposta do SPD. O líder dos conservadores está também debaixo de fogo dentro do próprio …

Durante a Administração Trump, CIA terá abordado hipótese de raptar e até assassinar Assange

Em 2017, a CIA terá considerado raptar e discutido planos para assassinar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, atualmente preso em Londres. Membros seniores da CIA discutiram a possibilidade de raptar e de assassinar Julian Assange …

Biden já recebeu a dose de reforço da vacina contra a covid-19

O Presidente dos Estados Unidos recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, em direto na televisão, para encorajar os norte-americanos elegíveis a fazerem o mesmo. Os Estados Unidos autorizaram, na semana …

Pandemia custou 5 mil milhões de euros até Agosto (mas Leão pode ter uma boa notícia a fechar o ano)

A pandemia de covid-19 custou ao Estado 5.139,5 milhões de euros, de Janeiro a Agosto, e o défice das contas públicas agravou-se em 550 milhões de euros. Mas as contas estão agora mais controladas e …

Ana Rita Bessa renuncia ao lugar de deputada do CDS

Ana Rita Bessa renunciou ao lugar de deputada do CDS-PP, anunciou a própria, numa carta enviada ao líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos. A sua substituição já está a ser tratada pelo líder parlamentar, Telmo …

Vitória em Lisboa dá novo fôlego a Rio. Rangel mantém tudo em aberto

Os resultados eleitorais deste domingo, e sobretudo a vitória de Carlos Moedas em Lisboa, deram a Rui Rio novo fôlego enquanto líder e mais margem de manobra para lidar com os rivais internos. Os resultados das …

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …