//

Há um fóssil único de tiranossauro bebé à venda no eBay (e os cientistas estão indignados)

Alan Detrich

Son of Sampson esteve exposto há pouco tempo Museu de História Natural da Universidade do Kansas

O esqueleto “único” de um filhote de tiranossauto (Tyrannosaurus rex) com mais de 60 milhões de anos foi posto à venda na plataforma eBay nos Estados Unidos. O vendedor pede quase 3 milhões de dólares pelo fóssil.

O fóssil de Son of Sampson, um tiranossauro bebé com cerca de 68 milhões de anos e um comprimento de 4,5 metros, está à venda no eBay por um preço fixo de 2,95 milhões de dólares. O T-Rex bebé está à venda em Buy It Now, não estando aberto leilão, e o vendedor não aceita devoluções.

“Esta é uma oportunidade única de adquirir o que é provavelmente o único T-Rex bebé do Mundo”, diz a descrição disponível no eBay. A venda, diz a revista Science, está a indignar a comunidade científica internacional.

O esqueleto foi descoberto pelo caçador de dinossauros Alan Detrich em 2013, em terrenos privados no estado norte-americano de Montana.

Até há pouco tempo, o fóssil fazia parte da coleção privada de Detrich, tendo estado exposto no Museu de História Natural da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. Contudo, o proprietário decidiu agora vender o objeto.

A Sociedade de Paleontologia dos Vertebrados expressou a sua preocupação relativamente à venda deste exemplar que diz ser único. “Estes eventos minam o processo científico de pesquisa do passado, assim como as perspetivas de troca do património natural do planeta para as gerações futuras”, sustenta a organização em comunicado.

Deve-se vender apenas moldes e outras cópias de fósseis de animais vertebrados, mas não os próprios fósseis”, acrescentam na mesma nota os cientistas — que acreditam que este pode ser mesmo o único fóssil de um tiranossauro juvenil.

ZAP // SN / ATI

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.