Fóssil de peixe pré-histórico revela origem evolutiva da mão humana

Quando e como é que os cinco dedos emergiram na maioria dos animais é ainda um mistério. Mas, agora, paleontólogos encontraram a evidência mais antiga dessa característica anatómica no fóssil da barbatana de um peixe que viveu há 380 milhões de anos.

De acordo com o site Science Alert, trata-se do fóssil de um Elpistostege watsoni, um peixe semelhante aos tetrápodes, com 1,57 metros, encontrado, em 2010, na Formação Escuminac, no Quebec, Canadá.

“Focámo-nos na descoberta dos ossos dos dedos na barbatana, pois esta foi uma descoberta realmente espetacular — o primeiro caso definitivo (não controverso) de um peixe com esses ossos”, disse o paleontólogo John Long, da Universidade Flinders, na Austrália, ao mesmo site.

“Depois de compararmos o esqueleto desta barbatana com os esqueletos do braço e da mão de animais terrestres, ficou claro que as fileiras dos ossos dos dedos eram — no sentido evolutivo — o mesmo que os ossos das falanges nas mãos de animais terrestres (como nós temos)”, explicou.

Segundo o mesmo site, estes ossos não são exatamente dedos verdadeiros, pois estão escondidos dentro da barbatana como uma luva, e não podiam mover-se livremente. Mas confirmam que esta criatura já extinta foi um intermediário entre peixes e tetrápodes.

(dr) Richard Cloutier e John Long

Comparação da anatomia dos membros do Elpistostege e do tetrápode

“A origem dos dedos refere-se ao desenvolvimento da capacidade do peixe de suportar o seu peso em águas rasas ou para viagens curtas em terra. O aumento do número de pequenos ossos na barbatana permite que mais planos de flexibilidade espalhem o seu peso através da barbatana”, explicou também Richard Cloutier, da Universidade do Quebec, em Rimouski, no Canadá, e outro dos autores do estudo.

“As outras características reveladas pelo nosso estudo dizem respeito à estrutura do osso do braço ou úmero, que também mostra características presentes que são partilhadas com os primeiros anfíbios. O Elpistostege não é necessariamente nosso ancestral, mas é o mais próximo a que podemos chegar de uma verdadeira ‘transição fóssil’, um intermediário entre peixes e tetrápodes”, acrescentou.

O estudo foi publicado, esta quarta-feira, na revista científica Nature. A próxima parte do trabalho destes investigadores vai focar-se na cabeça e em certas partes do crânio, para fazer comparações com os primeiros tetrápodes e tentar perceber ainda melhor estas conexões evolutivas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …