Fóssil de peixe pré-histórico revela origem evolutiva da mão humana

Quando e como é que os cinco dedos emergiram na maioria dos animais é ainda um mistério. Mas, agora, paleontólogos encontraram a evidência mais antiga dessa característica anatómica no fóssil da barbatana de um peixe que viveu há 380 milhões de anos.

De acordo com o site Science Alert, trata-se do fóssil de um Elpistostege watsoni, um peixe semelhante aos tetrápodes, com 1,57 metros, encontrado, em 2010, na Formação Escuminac, no Quebec, Canadá.

“Focámo-nos na descoberta dos ossos dos dedos na barbatana, pois esta foi uma descoberta realmente espetacular — o primeiro caso definitivo (não controverso) de um peixe com esses ossos”, disse o paleontólogo John Long, da Universidade Flinders, na Austrália, ao mesmo site.

“Depois de compararmos o esqueleto desta barbatana com os esqueletos do braço e da mão de animais terrestres, ficou claro que as fileiras dos ossos dos dedos eram — no sentido evolutivo — o mesmo que os ossos das falanges nas mãos de animais terrestres (como nós temos)”, explicou.

Segundo o mesmo site, estes ossos não são exatamente dedos verdadeiros, pois estão escondidos dentro da barbatana como uma luva, e não podiam mover-se livremente. Mas confirmam que esta criatura já extinta foi um intermediário entre peixes e tetrápodes.

(dr) Richard Cloutier e John Long

Comparação da anatomia dos membros do Elpistostege e do tetrápode

“A origem dos dedos refere-se ao desenvolvimento da capacidade do peixe de suportar o seu peso em águas rasas ou para viagens curtas em terra. O aumento do número de pequenos ossos na barbatana permite que mais planos de flexibilidade espalhem o seu peso através da barbatana”, explicou também Richard Cloutier, da Universidade do Quebec, em Rimouski, no Canadá, e outro dos autores do estudo.

“As outras características reveladas pelo nosso estudo dizem respeito à estrutura do osso do braço ou úmero, que também mostra características presentes que são partilhadas com os primeiros anfíbios. O Elpistostege não é necessariamente nosso ancestral, mas é o mais próximo a que podemos chegar de uma verdadeira ‘transição fóssil’, um intermediário entre peixes e tetrápodes”, acrescentou.

O estudo foi publicado, esta quarta-feira, na revista científica Nature. A próxima parte do trabalho destes investigadores vai focar-se na cabeça e em certas partes do crânio, para fazer comparações com os primeiros tetrápodes e tentar perceber ainda melhor estas conexões evolutivas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …