Fóssil de espécie extinta de ganso descoberto em Portugal

Andreas Trepte

Espécie Morus bassanus

O fóssil atribuído a Morus sp. foi encontrado em 1996 nos leitos basais da falésia da Praia do Penedo Norte, na Península de Setúbal.

Os alcatrazes são graves aves marinhas que vivem em zonas costeiras e que, regra geral, se reproduzem em grandes colónias. Integram o género Morus da família Sulidae. Este grupo inclui três espécies vivas: Morus bassanus, Morus capensis e Morus serrator. Após a época de reprodução, estas aves tendem a dispersar-se por uma vasta área.

“Atualmente, o Morus bassanus vive nos dois lados do Atlântico Norte, a cadeia de Morus capensis estende-se desde as águas costeiras ao largo do Golfo da Guiné, na costa ocidental de África, até Moçambique, na costa oriental”, explicou Silvério Figueiredo, um paleontólogo do Instituto Politécnico de Tomar, da Universidade de Coimbra, do Centro Português de Geo-História e Pré-História, e principal autor do artigo.

“O Morus serrator vive na Austrália Ocidental, e nas Ilhas do Norte e do Sul da Nova Zelândia. Em todo o mundo existem onze espécies de Morus descritas no registo fóssil da América e da Europa”, acrescentou.

No entanto, os gansos-patola também passaram pela Península Ibérica, com um estudo científico a relatar “outra presença de Morus na Europa e a primeira a ser relatada no Mioceno da Península Ibérica”. O fóssil atribuído a Morus sp. foi encontrado em 1996 nos leitos basais da falésia da Praia do Penedo Norte, na Península de Setúbal.

“A presença de aves marinhas no Mioceno da Praia do Penedo Norte é consistente com o registo fóssil deste sítio paleontológico, onde abundam os restos de vertebrados marinhos”, contextualiza o artigo científico.

“Os paleo-ambientes marinhos sobre a plataforma continental, como indicam os nano-fósseis calcários encontrados na sequência Praia do Penedo Norte, estão também de acordo com os ambientes frequentados por aves do género Morus”. “O quadro nano-fóssil calcário biostratigráfico data este espécime como Langhian, Mioceno Médio, há 16 a 14 milhões de anos atrás”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.