/

Fósseis de dinossauro encontrados pela primeira vez no território principal da Escócia

(dr) Neil Clark

Até então, só tinham sido encontrados fósseis na Escócia na ilha de Skye

Várias pegadas que correspondem a diferentes espécies de dinossauros foram descobertas pela primeira vez no território principal da Escócia, anunciou o investigador responsável pela descoberta.

Neil Clark, paleontólogo do museu Hunterian em Glasgow, descobriu as pegadas numa região litoral perto da cidade de Invernes, no nordeste da Escócia. No entanto, a localização exata do fósseis não foi divulgada para não perturbar a investigação.

As pegadas, encontradas em várias rochas, podem ter pertencido a diferentes espécies de dinossauros do período Jurássico Médio, há aproximadamente 170 milhões de anos.

Estes vestígios são os primeiros a ser encontrados no território principal da Escócia. Até então, só tinham sido encontrados fósseis na ilha de Skye, a noroeste do país.

O tamanho das pegadas sugere que estas pertencem a um membro da família dos saurópedes, um herbívoro de grandes dimensões – que podia medir até 18 metros de altura -, com quatro patas e um pescoço fino e alongado.

Clark, que também é vice-presidente da Sociedade Geológica de Glasgow, fez a descoberta depois de participar numa conferência em Inverness em março, quando decidiu sair para dar um passeio pela costa. “Fiquei muito emocionado. Soube de imediato o significado da descoberta”, disse o paleontólogo em comunicado.

O especialista em animais pré-históricos lançou uma campanha de micro-financiamento para arrecadar as 5 mil libras necessárias (cerca de 5500 euros) para conseguir comprar um drone que fosse capaz de recolher e mapear as pegadas de dinossauro existentes pela Escócia. O projeto conta com a colaboração da Universidade de Edimburgo.

Clark destacou aindas as pegadas estão localizadas “numa parte completamente nova da Escócia” e, por isso “vão contribuir significativamente” nas pesquisas futuras sobre “os dinossauros deste período na Grã-Bretanha”.

ZAP // EFE

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.