/

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é… com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita de ensinar genética aos mais novos (e não só).

Supondo que a genética dos gummy bears – “ursinhos de goma”, em português – funciona da mesma forma que a dos humanos, então eles terão um conjunto de cromossomas da mãe e outro do pai (50% de cada um).

De acordo com o Science Alert, antes dos pares de cromossomas (e os genes pelos quais são compostos) serem transmitidos à próxima geração, existe um processo que se chama “recombinação genética”, através do qual o ADN do cromossoma 3, por exemplo, que foi herdado da mãe será trocado pela secção equivalente de ADN do cromossoma 3 herdado do pai.

Isto significa que os filhos dos gummy bears vermelho e amarelo não terão, necessariamente, um quarto do ADN de cada um dos avós.

A ideia de explicar a genética humana através de gummy bears foi partilhada pelo neurocientista social Jay Van Bavel, da New York University, nos Estados Unidos, que divulgou uma imagem exemplificativa no seu perfil do Twitter.

E a verdade é que, apesar de ser uma ideia simples, explica uma coisa complexa e, por isso mesmo, se tornou viral.

Esta forma original de explicar a ciência não mostra, no entanto, tudo sobre genética – não explica, por exemplo, os genes dominantes e os recessivos.

Na verdade, os gummy bears são usados ​​para mostrar a herança genética, uma das partes mais importantes da genética básica – que trata a forma como as variantes dos diferentes genes são transmitidas.

Para mostrar como é que genes específicos e as suas características associadas são, exatamente, recebidos da mãe e do pai (e para calcular as proporções de como dividir os gummy bears), pode ser necessário o auxílio do Quadro de Punnett – que permite analisar a característica dominante (letra maiúscula), a recessiva (letra maiúscula) e as combinações que se podem obter.

ZAP

Quadro de Punnet que mostra a probabilidade de um ursinho vermelho e um amarelo terem um “filho” de cor amarela (50%)

Imaginemos que a cor vermelha é a cor dominante nos gummy bears. Este quadro pode, por exemplo, mostrar qual a probabilidade de um ursinho amarelo e de um ursinho vermelho terem um bebé amarelo (50%).

  Sofia Teixeira Santos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE