A forma como conduz pode indicar os primeiros sinais de demência

Investigadores desenvolveram modelos que podem prever declínio cognitivo leve e demência com 88% de precisão.

Os algoritmos criados pelos cientistas conseguem analisar dados de condução e detetar os primeiros sinais de demência nos condutores de automóveis.

Embora a investigação ainda esteja numa fase inicial, os investigadores alegam que pode ser possível no futuro detetar sinais precoces de demência usando uma aplicação para smartphone ou dispositivos incorporados nos sistemas de software do carro.

Que os sinais de demência são manifestados na condução não é propriamente uma novidade. No entanto, os autores deste estudo pretendem provar que é possível recorrer a algoritmos de machine learning para detetar os primeiros indícios da doença.

A equipa recorreu aos dados do LongROAD, um estudo que rastreou quase 3.000 condutores mais velhos durante até quatro anos. Destes, 33 indivíduos foram diagnosticados com declínio cognitivo leve e 31 com demência, salienta o New Atlas.

“Com base em variáveis derivadas de dados de condução naturalistas e características demográficas básicas, como idade, sexo, raça/etnia e nível de escolaridade, poderíamos prever declínio cognitivo leve e demência com 88% de precisão”, diz Sharon Di, autora principal do novo estudo, publicado na revista científica Geriatrics.

As seguintes variáveis mostraram-se úteis para prever os primeiros sinais de declínio cognitivo leve e demência: percentagem de viagens feitas dentro de 24 km de casa, a duração das viagens a começar e a terminar em casa, minutos por viagem, e número de eventos de travagem brusca com taxas de desaceleração ≥ 0,35 g.

Só com as variáveis de condução — excluindo as características demográficas —, os algoritmos conseguiam prever com 66% de eficácia.

Os autores realçam que serão necessárias investigações maiores para descobrir o quão amplamente generalizáveis os modelos de previsão são em configurações do mundo real. Principalmente tendo em conta que o número de casos de declínio cognitivo leve e demência na amostra analisada era reduzido.

“O nosso estudo indica que comportamentos de condução podem ser usados como marcadores abrangentes e confiáveis para declínio cognitivo leve e demência”, diz o coautor Guohua Li.

“Se validados, os algoritmos desenvolvidos neste estudo podem fornecer uma ferramenta de triagem nova e discreta para a deteção precoce e gestão de declínio cognitivo leve e demência em condutores mais velhos”, acrescenta.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Vejamos: “percentagem de viagens feitas dentro de 24 km de casa” – Cerca de 90%
    “duração das viagens a começar e a terminar em casa, minutos por viagem” – 20 minutos
    “número de eventos de travagem brusca com taxas de desaceleração ≥ 0,35 g.” – Essa ao menos não faço.
    Mas já devo estar próximo da demência. O que acham? 🙂

    • Então somos dois!
      Eu, como não entendi patavina do que este estudo pretende demonstrar ao ser alicerçado em variáveis tão díspares como idade, sexo, raça/etnia e nível de escolaridade, talvez já esteja a ficar com défice cognitivo também…

  2. Já se fala aqui em raças e etnias, amanhã vai haver uma manifestação das esquerdas, dos Restauradores ao Marquês protestando que este estudo é racista.

  3. Cada um deve conduzir como sabe, desde que isso não ponha em perigo qualquer utente que frequente a via pública.

RESPONDER

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …

Falcon 10 X: o jato executivo com a maior cabine do mundo

Na semana passada, a Dassault Aviation anunciou mais um elemento da família Falcon, que tem a ambiciosa meta de ser a nova referência no mercado de aviação executiva. O Falcon 10X está agora entre os jatos …

Pandemia "roubou" habitantes a Nova Iorque, mas a cidade está a renascer novamente

A pandemia de covid-19 "esvaziou" cidades norte-americanas, que mostram agora possíveis sinais de renascimento, de acordo com uma análise que sugere que os deslocamentos do ano passado terão sido temporários. Os dados da Unacast, uma empresa …

"100% confirmado". Naufrágio perto de Malta é do submarino HMS Urge

Mergulhadores confirmaram a identidade de um submarino britânico que foi afundado por uma mina alemã perto de Malta, em 1942, pondo fim às especulações de que tinha naufragado por culpa de aviões de guerra italianos, …

Confrontos entre polícia e adeptos do Sporting junto ao estádio

Na noite da festa leonina, viveram-se momentos de grande tensão. Polícia e adeptos envolveram-se em confrontos junto ao Estádio de Alvalade, esta terça-feira. Adeptos do Sporting e elementos das forças de segurança entraram em confronto nas …

Tribunal não encontra credores do Banif no estrangeiro

Alguns credores do Banif que estão no estrangeiro ainda não foram notificados, segundo o anúncio de citação de credores residentes no estrangeiro, datado de 06 de maio. Caso não seja possível encontrá-los, em breve todos …

Novas reações nucleares nas ruínas de Chernobyl. São como "brasas numa churrasqueira"

Nas profundezas das ruínas da Central Nuclear de Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear da História, as reações de fissão nuclear começaram a surgir novamente. Uma equipa de cientistas do Safety Problems of Nuclear …

A moeda digital da China pode ser o futuro do dinheiro, mas levanta preocupações

A moeda digital da China pode ser o modelo do futuro do dinheiro, mas levante preocupações relativamente à estabilidade da economia mundial. A China está a registar um progresso promissor com os testes do yuan digital. …