FMI aconselha aumento da idade da reforma nos países desenvolvidos

greekadman / Flickr

-

O Fundo Monetário Internacional voltou a insistir na necessidade de aumentar da idade da reforma nas economias desenvolvidas, para alcançar uma melhor distribuição dos rendimentos nestes países.

Num relatório divulgado esta quinta-feira, intitulado “Política Orçamental e Desigualdades Sociais“, o Fundo Monetário Internacional (FMI) salvaguarda que cada governo tem diferentes objetivos de redistribuição de rendimentos e que “não há um conjunto de políticas que seja a melhor prática” para uma redistribuição eficiente dos recursos.

No entanto, a instituição liderada por Christine Lagarde deixa algumas recomendações, incluindo o aumento da idade efetiva da reforma, argumentando que isso ia “ajudar a melhorar a sustentabilidade dos sistemas de pensões sem cortar nos benefícios”.

“Aumentos graduais da idade estatutária da reforma reduzem a necessidade de outras reformas que diminuem os benefícios das pensões e que podem aumentar a pobreza na terceira idade e podem também melhorar o emprego e o crescimento económico”, escreve o FMI.

O Fundo sugere também que haja uma indexação das pensões ao número de anos contributivos em vez de haver apenas uma idade fixa para a reforma, independentemente do número de anos de descontos para o sistema de pensões.

Sistema progressivo de tributação

Além disso, sublinhando que, em muitos países, os sistemas de pensões têm um tratamento fiscal mais favorável, o FMI considera que estes sistemas devem ser incorporados num sistema progressivo de tributação do rendimento.

Equalizar o tratamento entre as fontes de rendimento incorporando todos os benefícios das pensões num sistema tributário progressivo standard pode reduzir os custos orçamentais líquidos, ao mesmo tempo que se protegem os grupos com menor rendimento e se reduzem as desigualdades”, lê-se no relatório.

Reconhecendo que, normalmente, as reformas dos sistemas de pensões preocupam-se com a redução da taxa de substituição (o rácio entre as pensões dos reformados e os salários dos trabalhadores no ativo), o Fundo recomenda que os cortes nessa taxa sejam progressivos.

“Quando possível, estas reduções devem ser progressivas para evitar aumentos da pobreza entre os mais velhos. No entanto, [a aplicação de] cortes progressivos exige cortes maiores nas taxas de substituição nos grupos com maiores rendimentos”, escrevem os técnicos da organização.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …