Humanos já atiram flechas envenenadas há mais de 70 mil anos

(dr) Lombard, J. Archaeol. Sci. Rep, 2020 / KwaZulu-Natal Museum

Kit de caça com 150 anos dos povos Sãs

Um novo estudo científico sugere que os humanos já atiravam flechas envenenadas, para se defender ou caçar, há 72 mil anos.

De acordo com o site Science Alert, algumas das primeiras evidências do uso de veneno são traços de ricina em aplicadores de madeira, com 24 mil anos, encontrados na Border Cave, uma caverna na África do Sul.

Porém, os arqueólogos há muito suspeitam que esta técnica de caça é muito mais antiga e, agora, novas evidências sugerem que os humanos têm atirado flechas envenenadas nos últimos 72 mil anos.

Num novo estudo, publicado, no dia 24 de julho, na revista científica Journal of Archaeological Science: Reports, a arqueóloga Marlize Lombard, da Universidade de Joanesburgo, examinou as propriedades de conhecidas flechas envenenadas, comparando-as com outras que não tinham veneno, analisando 128 flechas com ponta de osso.

A investigadora decidiu concentrar a sua pesquisa em flechas com ponta de osso porque muitos trabalhos anteriores focaram-se apenas nas flechas com ponta de pedra, visto serem aquelas que mais se encontram preservadas. Lombard avaliou também 306 setas de ponta óssea da Idade da Pedra Tardia.

Seis das flechas com ponta de osso datavam entre 72 mil a 80 mil anos, sendo da Caverna Blombos, também na África do Sul. Três destas têm propriedades consistentes com pontas de flechas envenenadas.

Outro dos pontos ósseos encontrados nas cavernas do rio Klasies, com mais de 60 mil anos, também apresentou microfissuras, que são consistentes com o uso como flecha. Esta tinha um resíduo preto que Lombard e outros cientistas suspeitam ser veneno, cola ou mesmo ambos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Benfica estuda contratação de Guendouzi para motor do meio-campo

Mattéo Guendouzi, internacional sub-21 francês que esta época esteve emprestado Hertha pelo Arsenal, está a ser sondado para o meio-campo benfiquista. O Benfica continua a tentar perceber qual é o melhor reforço para o meio-campo, cobrindo …

Ousmane Dembélé

França com baixa de peso (e há quem peça "a equipa B contra Portugal")

A Selecção francesa não vai poder contar com Ousmane Dembélé para o jogo de quarta-feira contra Portugal, no encerramento da fase de grupos do Euro 2020. Uma lesão tira o avançado do Barcelona do torneio. O …

Portugal regista recorde de alunos estrangeiros no Ensino Superior

A procura de alunos estrangeiros por instituições de Ensino Superior portuguesas atingiu o valor mais alto de sempre: 3.483 candidaturas feitas por estudantes internacionais até 31 de maio. Os dados são avançados pelo Ministério da Ciência, …

FC Porto já tem acordo por Kim Min-jae

O FC Porto já chegou a acordo com o Beijing Guoan para a contratação de Kim Min-jae, defesa-central de 24 anos. O sul-coreano é treinado por Paulo Bento na seleção e já andava sob a mira …

Única central nuclear iraniana suspende atividade após situação de emergência

A única central nuclear do Irão registou, este domingo, uma situação de emergência temporária que implicou a suspensão da sua atividade e por motivos ainda inexplicáveis, informou a televisão estatal. Um responsável da empresa elétrica estatal …

Forças Armadas com mais 252 operacionais prontos para apoiar no combate à pandemia

As Forças Armadas têm 252 militares prontos para ajudar no combate à pandemia, dos quais mais de metade para apoiar a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Atualmente, esta é a …

UEFA investiga incidentes discriminatórios no Hungria-Portugal

A UEFA anunciou ter aberto um inquérito para apurar “eventuais incidentes discriminatórios” nos jogos da Hungria, no Euro 2020 de futebol, com Portugal (0-3) e França (1-1), disputados na Arena Puskás, em Budapeste. De acordo com …

Financiamento da TAP travado em Bruxelas

O plano de reestruturação da TAP, que prevê injetar na empresa até 3,72 mil milhões de euros até 2024, continua à espera de uma resposta de Bruxelas. O Governo esperava obter luz verde de Bruxelas em …

Jogos Olímpicos vão poder ter até 10 mil japoneses nas bancadas

As autoridades japonesas decidiram permitir que até 10 mil espetadores possam assistir aos eventos dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas bancadas, mesmo reservando o direito de reverter a decisão. Segundo o anúncio dos organizadores, as autoridades …

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão"

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão", um local arqueológico conhecido pelas evidências de rituais e sacrifícios humanos. De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos encontrou cerca de 130 casas no …