Humanos já atiram flechas envenenadas há mais de 70 mil anos

(dr) Lombard, J. Archaeol. Sci. Rep, 2020 / KwaZulu-Natal Museum

Kit de caça com 150 anos dos povos Sãs

Um novo estudo científico sugere que os humanos já atiravam flechas envenenadas, para se defender ou caçar, há 72 mil anos.

De acordo com o site Science Alert, algumas das primeiras evidências do uso de veneno são traços de ricina em aplicadores de madeira, com 24 mil anos, encontrados na Border Cave, uma caverna na África do Sul.

Porém, os arqueólogos há muito suspeitam que esta técnica de caça é muito mais antiga e, agora, novas evidências sugerem que os humanos têm atirado flechas envenenadas nos últimos 72 mil anos.

Num novo estudo, publicado, no dia 24 de julho, na revista científica Journal of Archaeological Science: Reports, a arqueóloga Marlize Lombard, da Universidade de Joanesburgo, examinou as propriedades de conhecidas flechas envenenadas, comparando-as com outras que não tinham veneno, analisando 128 flechas com ponta de osso.

A investigadora decidiu concentrar a sua pesquisa em flechas com ponta de osso porque muitos trabalhos anteriores focaram-se apenas nas flechas com ponta de pedra, visto serem aquelas que mais se encontram preservadas. Lombard avaliou também 306 setas de ponta óssea da Idade da Pedra Tardia.

Seis das flechas com ponta de osso datavam entre 72 mil a 80 mil anos, sendo da Caverna Blombos, também na África do Sul. Três destas têm propriedades consistentes com pontas de flechas envenenadas.

Outro dos pontos ósseos encontrados nas cavernas do rio Klasies, com mais de 60 mil anos, também apresentou microfissuras, que são consistentes com o uso como flecha. Esta tinha um resíduo preto que Lombard e outros cientistas suspeitam ser veneno, cola ou mesmo ambos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nem a DGS nem a Segurança Social sabem o número real de infetados em lares

O Governo tem vindo a dizer que os lares de idosos são uma “prioridade total” em plena pandemia, mas não conhece o problema em detalhe. A DGS conta que sejam mais de 4.700 infetados, mas …

Quatro feridos com arma branca junto à antiga redação do Charlie Hebdo. Suspeitos em fuga

Quatro pessoas foram esta sexta-feira feridas com armas brancas em Paris (França), junto ao edifício da antiga redação do jornal satírico Charlie Hebdo, anunciou a polícia da capital de França. Dois dos feridos estão em estado …

Das 2.500 camas prometidas para universitários, só 300 estão disponíveis

Apesar das garantias dadas pelo Governo, há menos de 300 novas camas em residências estudantis para o ano letivo que arranca agora. No início do ano passado, o Governo anunciou o Plano Nacional para o Alojamento …

Mal-amado no FC Porto, Manafá interessa à Atalanta

Wilson Manafá interessa à Atalanta, que está a seguir o jogador desde a época passada. Sérgio Conceição conta com o lateral e deverá recusar vendê-lo tão perto do fecho do mercado. No Dragão, as opiniões dividem-se …

PJ não sabe passwords dos discos encriptados por opção de Rui Pinto

A Polícia Judiciária não tem conhecimento das palavras-passe dos discos rígidos encriptados por decisão de Rui Pinto. Foi o denunciante que decidiu os termos da colaboração. Rui Pinto está a colaborar com a Polícia Judiciária (PJ) …

Sérgio Conceição sonha com o regresso de Herrera

Sérgio Conceição sonha com o regresso de Héctor Herrera, embora a transferência do jogador seja muito complicada. Um empréstimo seria a opção mais viável para os cofres portistas. O mexicano Héctor Herrera ainda deixa saudades no …

"Desespero e tirania". Trump não promete transição pacífica caso perca as eleições

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não promete uma transição pacífica na Casa Branco caso perca as eleições, agendadas para 3 de novembro. "Teremos de ver o que acontece. Sabem que me tenho queixado …

"Já nada me surpreende". Messi despede-se de Suárez com críticas ao Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi despediu-se esta quinta-feira do seu amigo e antigo companheiro de equipa Luis Suárez, que deixa agora o Barcelona para assinar pelo Atlético de Madrid. Recorrendo às redes sociais, Messi considera Luis …

Hortense Martins terá falsificado documento para não ser acusada no processo do marido

O Ministério Público (MP) acredita que a deputada e vice-presidente da bancada do PS na Assembleia da República Hortense Martins falsificou um documento para não ser acusada no processo do marido, Luís Correia, ex-presidente da …

Liga Europa. Sporting encontra velho conhecido e Rio Ave defronta gigante italiano

O Sporting CP vai receber os austríacos do LASK Linz, que apanharam na fase de grupos da edição passada. O Rio Ave vai defrontar o AC Milan, histórico emblema italiano. SL Benfica e Sporting de Braga …