Fisioterapeuta do Algarve lança fundo na Internet para ajudar crianças

Um fisioterapeuta do Algarve abriu em Faro um centro de reabilitação intensiva para crianças com lesões e doenças graves e tem em curso uma campanha na Internet para angariar verbas para um fundo que ajude a pagar os tratamentos.

“Dar a volta sozinho foi um passo de gigante”, conta o pai, recordando que os primeiros passos assistidos que o filho deu aconteceram no mesmo dia em que Rui Costa venceu a Volta à Suíça em bicicleta – 16 de junho – e que o ciclista doou a sua camisola amarela para um leilão, cujas verbas revertem em 100% para o pequeno Gabriel.

“O nosso objetivo é conseguir 17.500 euros até janeiro de 2014 para pagar 50% do preço das terapias intensivas a dez crianças”, disse à agência Lusa Mário Afonso, responsável pelo Centro Internacional de Medicina Física e Reabilitação Intensiva – Rehab4life.

O centro abriu em junho deste ano e está a receber crianças de vários pontos do país e até do estrangeiro, como Tóquio (Japão) ou Londres (Inglaterra).

O conjunto de terapias Rehab4life é indicado para a paralisia cerebral, autismo, atrasos no desenvolvimento, espinha bífida, acidente vascular cerebral, epilepsia, síndrome de Down, hidrocefalia, entre outras doenças, e custa, no centro de Faro, 3.500 euros por cada terapia intensiva, enquanto a média na Europa é de oito mil euros e nos EUA é de cerca de 14 mil dólares.

Gabriel Sousa, de três anos, de Vila Nova de Santo André (Sines) tem um quadro clínico de paralisia cerebral, mas ainda sem diagnóstico comprovado, e é apenas uma das crianças que irá usufruir do fundo social, porque na família só o pai trabalha e é difícil pagar 3.500 euros, três vezes por ano, e ainda vir viver para o Algarve durante o mês do tratamento intensivo, explicou à Lusa Eduardo Sousa, pai da criança.

O mentor do projeto, Mário Afonso, explicou que decidiu abrir o centro em Faro também para ajudar a sobrinha de quatro anos que sofre de paralisia cerebral e agora dedica-se a ajudar as crianças através da fisioterapia, mas também através da recolha de donativos para o fundo social.

O ciclo de terapia intensiva, que dura 21 dias úteis, com três a cinco horas diárias de tratamento, surgiu inicialmente na Polónia, na década de 70, quando os astronautas russos, após passarem centenas de dias no espaço, perdiam força muscular com a falta de gravidade.

No método, Mário Afonso e a sua equipa médica, usam a hidroterapia nas piscinas de Olhão, hipoterapia numa quinta com cavalos em Vale do Lobo, mas também reabilitação cubana, terapia ocupacional e fisioterapia com auxílio de ortóteses de vestuário, onde até criaram uma espécie de fato de astronauta para crianças, com a ajuda de costureiras do Algarve, e registaram a patente.

Com apenas um ciclo de terapia intensiva, o pequeno Gabriel, que não abria a mão ou sequer conseguia rebolar para se virar, começou a fazer progressos que hoje são classificadas como “grandes vitórias”, afirma o fisioterapeuta, referindo que aquele menino está no ‘top’ na escala, porque fez progressos em 15 dias que se programava só serem registados ao fim de um mês.

“Dar a volta sozinho foi um passo de gigante”, conta o pai, recordando que os primeiros passos assistidos que o filho deu aconteceram no mesmo dia em que Rui Costa venceu a Volta à Suíça em bicicleta – 16 de junho – e que o ciclista doou a sua camisola amarela para um leilão, cujas verbas revertem em 100% para o pequeno Gabriel.

O fundo social Rehab4life foi criado para ajudar as famílias com dificuldades financeiras e que enfrentam “grandes constrangimentos para frequentar o protocolo Rehab4life”, explica Mário Afonso, acrescentando que no espaço de um mês conseguiram angariar 5.200 euros.

No final do ano e início de janeiro os fundos angariados vão ser distribuídos tendo “em consideração as situações económicas e sociais das famílias”, adianta Mário Afonso, que aos 25 anos afirma “trabalhar por paixão”.

Para ajudar as crianças, os interessados podem ir à página da Internet na rede social www.facebook.com/rehab.4.life ou enviar um email para geral@icrehab4life.com

/Lusa

RESPONDER

É um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" proibir refeições em panteões

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou hoje que seria um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" restringir totalmente "qualquer serviço de refeições nos panteões". "Concordo com as restrições, mas não na …

Surto de Legionella pode resultar em acusações por homicídio

A Veolia Portugal, responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier negou responsabilidade no surto de 'legionella', garantindo que "todos os procedimentos foram implementados corretamente". "Todos os procedimentos foram implementados corretamente …

Rui Santos "paineleiro com feitio de gaja", Bruno de Carvalho "machista preconceituoso"

A associação Capazes não poupou críticas ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que acusa de "machismo, misoginia e homofobia", depois das violentas críticas que o presidente do Sporting endereçou a Rui Santos, comentador …

Detido diretor nacional do Tesouro angolano por suspeita de desvio de verbas

O diretor nacional do Tesouro angolano foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no âmbito de uma investigação policial a alegados desvios de verbas do Estado através de contratos celebrados com empresas fictícias. De acordo …

Milhares de contas russas no Twitter foram usadas para influenciar referendo do Brexit

Investigadores concluíram que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia. De acordo …

Submarino militar argentino desapareceu com 44 pessoas a bordo

A Marinha da Argentina confirmou esta sexta-feira que está à procura de um submarino militar com 44 tripulantes, com o qual perdeu todo o o contacto há mais de 72 horas. O submarino militar argentino o …

Secretária de Estado desvaloriza "jantarinho" da Web Summit no Panteão

A secretária de Estado da Indústria desvalorizou o polémico jantar no Panteão Nacional e garante que nenhum membro do Governo esteve presente. "Não temos nada a ver com isso", afirmou à agência Lusa. A secretária de Estado …

Primeiro-ministro demissionário libanês acolhido em França

O primeiro-ministro demissionário libanês, que chegou este sábado a Paris procedente da Arábia Saudita, vai regressar ao Líbano na próxima quarta-feira para participar na festa nacional, informou a Agência Nacional de Notícias. Saad Hariri, que se …

Corte no subsídio de desemprego acaba em Janeiro

O fim do corte de 10% aplicado ao subsídio de desemprego vai entrar em vigor já a partir de Janeiro de 2018 e irá abranger todos os desempregados, incluindo os que já estão a receber …

Neblina de hidrocarbonetos de Plutão mantém planeta anão mais frio do que o esperado

A composição gasosa da atmosfera de um planeta geralmente determina a quantidade de calor que fica aí preso. No entanto, para o planeta anão Plutão, a temperatura prevista com base na composição da sua atmosfera …