Físicos calculam quanto tempo precisa um vampiro para chupar todo o nosso sangue

Estudantes britânicos quiseram prestar uma homenagem ao “Drácula” e calcularam o tempo que seria preciso para que a mítica personagem chupasse todo o nosso sangue.

Para celebrar o 85.º aniversário do filme “Drácula”, mítica personagem interpretada pelo ator húngaro Bela Lugosi, estudantes do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Leicester, no Reino Unido, utilizaram a dinâmica de fluidos para perceber quanto tempo seria preciso para que um vampiro chupasse o sangue de um ser humano comum.

De acordo com os resultados, seriam precisos cerca de 6,4 minutos para conseguir sugar apenas 15% do nosso sangue a partir da artéria carótida externa que se encontra no nosso pescoço.

Este valor (15%) foi utilizado como o parâmetro de referência pelos físicos, já que perder mais sangue faz com que a frequência cardíaca seja alterada e menos do que isso, por sua vez, não afeta o sistema circulatório.

A aorta, principal artéria do corpo humano, divide-se em cinco outras artérias. Para os efeitos deste estudo, a equipa estava preocupada com a velocidade do sangue que flui apenas na artéria carótida primitiva.

Os investigadores também assumiram que as cinco artérias têm uma espessura uniforme, o que lhes permitia calcular a velocidade do fluxo sanguíneo nessa artéria carótida primitiva.

Ao examinar a pressão média do sangue humano nas artérias medidas relativamente à pressão do ar, os estudantes chegaram ao valor de diferença entre os dois.

De seguida, focaram os seus esforços para tentar descobrir qual é a densidade média do sangue à temperatura ambiente e foram capazes de deduzir a quantidade de sangue que saia de um furo no pescoço, assumindo que os dentes de um vampiro deixariam furos com uma largura de 0,5 mm cada.

Considerando que o corpo humano tem uma média de 5 litros de sangue e que um vampiro pode, na prática, extrair os tais 15%, o estudo concluiu que um vampiro conseguiria drenar 0,75 litros de sangue em menos de 7 minutos.

Os alunos britânicos apresentaram então estas conclusões num artigo para a “Journal of Physics Special Topics”, revista estudantil publicada pelo Departamento de Física e Astronomia da Universidade.

A revista tem como principal objetivo proporcionar aos alunos a experiência de poderem escrever, editar, publicar e rever os seus artigos científicos.

“Todos os anos, pedimos a cada aluno que escreva cerca de dez artigos curtos para a revista. Isso permite-lhes mostrar o seu lado criativo e aplicar um pouco da física que já conhecem”, explica o professor tutor do curso, Mervyn Roy.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …