Taça de Portugal. Recusam-se favoritismos e Veríssimo fala quase em moeda ao ar

Hugo Delgado / Lusa

A final da Taça de Portugal joga-se este sábado, às 20h45, num jogo entre FC Porto e SL Benfica. Na antevisão ao encontro, ambos os treinadores recusaram favoritismos, embora se apresentem motivados para vencer a competição no derradeiro jogo da temporada.

Sérgio Conceição mantém a receita. O treinador portista diz que nada mudou na preparação para este jogo e garantiu que foi uma semana normal de trabalho. “Estamos prontos para um jogo importante no qual está em jogo um título”, disse o técnico em conferência de imprensa, realizada esta sexta-feira, no Olival.

O timoneiro dos campeões nacionais rejeita o favoritismo, salientando que as duas vitórias em dois jogos feitos contra o Benfica “fazem parte do passado”.

Conceição aproveitou ainda para relembrar o trabalho levado a cabo por Bruno Lage para desvalorizar uma eventual despreparação de Nélson Veríssimo.

“O Bruno Lage também não tinha muita experiência quando entrou na equipa no ano passado e fez um bom trabalho. Isso não interfere muito porque o Veríssimo já é treinador há alguns anos. Muitos deles têm trajetos longos na formação onde se aprende muito. Não vejo que haja alguma vantagem nisso”, explicou.

“Não faço ideia de qual foi o plano traçado pelo treinador do Benfica. Não posso controlar aquilo que é aquele lado estratégico. Controlamos o nosso trabalho e a nossa estratégia. O que adversário faz ou não depende daquilo que fizermos. Esta é uma final apaixonante porque é imprevisível. Não há favoritos para finais e quando estas finais são jogadas por dois clubes históricos”, acrescentou Conceição.

O capitão portista, Danilo Pereira, revela que a equipa tem estado a treinar bem e está confiante e com bom espírito para vencer a competição.

“Uma final da taça é sempre uma motivação extra para nós. Desde que o mister chegou que estamos a lutar por várias frentes. Aquilo que são as estatísticas são só história. Temos de jogar uma final e a as finais são para se ganhar”, disse o internacional português.

“Termos ganho os dois jogos contra o rival é sempre motivador mas uma final é um jogo diferente. O nível de motivação vai estar muito alto, não depende do momento das equipas mas só do jogo. Não acho que por temos ganho os dois encontros contra o Benfica que vamos estar numa melhor forma”, acrescentou.

Em relação à conquista do campeonato, Danilo diz que o segredo foi o espírito da equipa, que, mesmo em quarentena, nunca parou de trabalhar.

“Continuamos com o mesmo foco, sabíamos que depois da pandemia o campeonato ia regressar e quem estivesse com a mentalidade mais vencedora ia conseguir ganhar esse campeonato. Foi nesse intuito que trabalhámos sempre e continuamos a focar-nos no nossos objetivos”, explicou.

Nélson Veríssimo: “É um jogo de 50/50”

Embora a reta final do campeonato não tenha corrida da melhor forma aos ‘encarnados’, o técnico benfiquista mostra-se motivado para a final da Taça de Portugal. “O Benfica tem de se apresentar como nos últimos jogos“, disparou.

Veríssimo está a fazer a escala entre Bruno Lage e Jorge Jesus, que já tem acordo para ser o novo treinador do SL Benfica na próxima época. No entanto, o técnico interino diz que o seu futuro não é preocupação, preferindo focar-se apenas na conquista do troféu.

“Na minha opinião o FC Porto não chega em vantagem. Ganharam a liga num campeonato em que nós estivemos muito bem numa primeira fase e depois não estivemos tão bem. Mas nos últimos dias reerguemo-nos. O jogo de amanhã é de muita importância. O nosso maior foco era a liga portuguesa, mas nesta fase queremos é ganhar a final”, começou por dizer Veríssimo.

“Nós este ano não vencemos o FC Porto na liga, portanto volto a pôr a agulheta no facto de o jogo ter uma atmosfera diferente por ser uma final. É um jogo com 50/50 de probabilidade para cada equipa. Temos de esperar para saber se Taarabt e Nuno Tavares vão estar aptos”, acrescentou.

A ambição é partilhada pelo defesa central das ‘águias Rúben Dias. “É mais uma Taça para o clube e a motivação não poderia ser maior. Todos queremos muito ganhar, é mais uma Taça para o museu”, atirou.

Embora confesse que o grupo está a par das notícias da vinda de Jorge Jesus, Rúben Dias diz que o plantel mostra-se leal a Nélson Veríssimo: “O nosso mister é o mister Veríssimo. É assim que vamos disputar a final”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …