Taça de Portugal. Recusam-se favoritismos e Veríssimo fala quase em moeda ao ar

Hugo Delgado / Lusa

A final da Taça de Portugal joga-se este sábado, às 20h45, num jogo entre FC Porto e SL Benfica. Na antevisão ao encontro, ambos os treinadores recusaram favoritismos, embora se apresentem motivados para vencer a competição no derradeiro jogo da temporada.

Sérgio Conceição mantém a receita. O treinador portista diz que nada mudou na preparação para este jogo e garantiu que foi uma semana normal de trabalho. “Estamos prontos para um jogo importante no qual está em jogo um título”, disse o técnico em conferência de imprensa, realizada esta sexta-feira, no Olival.

O timoneiro dos campeões nacionais rejeita o favoritismo, salientando que as duas vitórias em dois jogos feitos contra o Benfica “fazem parte do passado”.

Conceição aproveitou ainda para relembrar o trabalho levado a cabo por Bruno Lage para desvalorizar uma eventual despreparação de Nélson Veríssimo.

“O Bruno Lage também não tinha muita experiência quando entrou na equipa no ano passado e fez um bom trabalho. Isso não interfere muito porque o Veríssimo já é treinador há alguns anos. Muitos deles têm trajetos longos na formação onde se aprende muito. Não vejo que haja alguma vantagem nisso”, explicou.

“Não faço ideia de qual foi o plano traçado pelo treinador do Benfica. Não posso controlar aquilo que é aquele lado estratégico. Controlamos o nosso trabalho e a nossa estratégia. O que adversário faz ou não depende daquilo que fizermos. Esta é uma final apaixonante porque é imprevisível. Não há favoritos para finais e quando estas finais são jogadas por dois clubes históricos”, acrescentou Conceição.

O capitão portista, Danilo Pereira, revela que a equipa tem estado a treinar bem e está confiante e com bom espírito para vencer a competição.

“Uma final da taça é sempre uma motivação extra para nós. Desde que o mister chegou que estamos a lutar por várias frentes. Aquilo que são as estatísticas são só história. Temos de jogar uma final e a as finais são para se ganhar”, disse o internacional português.

“Termos ganho os dois jogos contra o rival é sempre motivador mas uma final é um jogo diferente. O nível de motivação vai estar muito alto, não depende do momento das equipas mas só do jogo. Não acho que por temos ganho os dois encontros contra o Benfica que vamos estar numa melhor forma”, acrescentou.

Em relação à conquista do campeonato, Danilo diz que o segredo foi o espírito da equipa, que, mesmo em quarentena, nunca parou de trabalhar.

“Continuamos com o mesmo foco, sabíamos que depois da pandemia o campeonato ia regressar e quem estivesse com a mentalidade mais vencedora ia conseguir ganhar esse campeonato. Foi nesse intuito que trabalhámos sempre e continuamos a focar-nos no nossos objetivos”, explicou.

Nélson Veríssimo: “É um jogo de 50/50”

Embora a reta final do campeonato não tenha corrida da melhor forma aos ‘encarnados’, o técnico benfiquista mostra-se motivado para a final da Taça de Portugal. “O Benfica tem de se apresentar como nos últimos jogos“, disparou.

Veríssimo está a fazer a escala entre Bruno Lage e Jorge Jesus, que já tem acordo para ser o novo treinador do SL Benfica na próxima época. No entanto, o técnico interino diz que o seu futuro não é preocupação, preferindo focar-se apenas na conquista do troféu.

“Na minha opinião o FC Porto não chega em vantagem. Ganharam a liga num campeonato em que nós estivemos muito bem numa primeira fase e depois não estivemos tão bem. Mas nos últimos dias reerguemo-nos. O jogo de amanhã é de muita importância. O nosso maior foco era a liga portuguesa, mas nesta fase queremos é ganhar a final”, começou por dizer Veríssimo.

“Nós este ano não vencemos o FC Porto na liga, portanto volto a pôr a agulheta no facto de o jogo ter uma atmosfera diferente por ser uma final. É um jogo com 50/50 de probabilidade para cada equipa. Temos de esperar para saber se Taarabt e Nuno Tavares vão estar aptos”, acrescentou.

A ambição é partilhada pelo defesa central das ‘águias Rúben Dias. “É mais uma Taça para o clube e a motivação não poderia ser maior. Todos queremos muito ganhar, é mais uma Taça para o museu”, atirou.

Embora confesse que o grupo está a par das notícias da vinda de Jorge Jesus, Rúben Dias diz que o plantel mostra-se leal a Nélson Veríssimo: “O nosso mister é o mister Veríssimo. É assim que vamos disputar a final”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Charlie" é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado …

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …