Taça de Portugal. Recusam-se favoritismos e Veríssimo fala quase em moeda ao ar

Hugo Delgado / Lusa

A final da Taça de Portugal joga-se este sábado, às 20h45, num jogo entre FC Porto e SL Benfica. Na antevisão ao encontro, ambos os treinadores recusaram favoritismos, embora se apresentem motivados para vencer a competição no derradeiro jogo da temporada.

Sérgio Conceição mantém a receita. O treinador portista diz que nada mudou na preparação para este jogo e garantiu que foi uma semana normal de trabalho. “Estamos prontos para um jogo importante no qual está em jogo um título”, disse o técnico em conferência de imprensa, realizada esta sexta-feira, no Olival.

O timoneiro dos campeões nacionais rejeita o favoritismo, salientando que as duas vitórias em dois jogos feitos contra o Benfica “fazem parte do passado”.

Conceição aproveitou ainda para relembrar o trabalho levado a cabo por Bruno Lage para desvalorizar uma eventual despreparação de Nélson Veríssimo.

“O Bruno Lage também não tinha muita experiência quando entrou na equipa no ano passado e fez um bom trabalho. Isso não interfere muito porque o Veríssimo já é treinador há alguns anos. Muitos deles têm trajetos longos na formação onde se aprende muito. Não vejo que haja alguma vantagem nisso”, explicou.

“Não faço ideia de qual foi o plano traçado pelo treinador do Benfica. Não posso controlar aquilo que é aquele lado estratégico. Controlamos o nosso trabalho e a nossa estratégia. O que adversário faz ou não depende daquilo que fizermos. Esta é uma final apaixonante porque é imprevisível. Não há favoritos para finais e quando estas finais são jogadas por dois clubes históricos”, acrescentou Conceição.

O capitão portista, Danilo Pereira, revela que a equipa tem estado a treinar bem e está confiante e com bom espírito para vencer a competição.

“Uma final da taça é sempre uma motivação extra para nós. Desde que o mister chegou que estamos a lutar por várias frentes. Aquilo que são as estatísticas são só história. Temos de jogar uma final e a as finais são para se ganhar”, disse o internacional português.

“Termos ganho os dois jogos contra o rival é sempre motivador mas uma final é um jogo diferente. O nível de motivação vai estar muito alto, não depende do momento das equipas mas só do jogo. Não acho que por temos ganho os dois encontros contra o Benfica que vamos estar numa melhor forma”, acrescentou.

Em relação à conquista do campeonato, Danilo diz que o segredo foi o espírito da equipa, que, mesmo em quarentena, nunca parou de trabalhar.

“Continuamos com o mesmo foco, sabíamos que depois da pandemia o campeonato ia regressar e quem estivesse com a mentalidade mais vencedora ia conseguir ganhar esse campeonato. Foi nesse intuito que trabalhámos sempre e continuamos a focar-nos no nossos objetivos”, explicou.

Nélson Veríssimo: “É um jogo de 50/50”

Embora a reta final do campeonato não tenha corrida da melhor forma aos ‘encarnados’, o técnico benfiquista mostra-se motivado para a final da Taça de Portugal. “O Benfica tem de se apresentar como nos últimos jogos“, disparou.

Veríssimo está a fazer a escala entre Bruno Lage e Jorge Jesus, que já tem acordo para ser o novo treinador do SL Benfica na próxima época. No entanto, o técnico interino diz que o seu futuro não é preocupação, preferindo focar-se apenas na conquista do troféu.

“Na minha opinião o FC Porto não chega em vantagem. Ganharam a liga num campeonato em que nós estivemos muito bem numa primeira fase e depois não estivemos tão bem. Mas nos últimos dias reerguemo-nos. O jogo de amanhã é de muita importância. O nosso maior foco era a liga portuguesa, mas nesta fase queremos é ganhar a final”, começou por dizer Veríssimo.

“Nós este ano não vencemos o FC Porto na liga, portanto volto a pôr a agulheta no facto de o jogo ter uma atmosfera diferente por ser uma final. É um jogo com 50/50 de probabilidade para cada equipa. Temos de esperar para saber se Taarabt e Nuno Tavares vão estar aptos”, acrescentou.

A ambição é partilhada pelo defesa central das ‘águias Rúben Dias. “É mais uma Taça para o clube e a motivação não poderia ser maior. Todos queremos muito ganhar, é mais uma Taça para o museu”, atirou.

Embora confesse que o grupo está a par das notícias da vinda de Jorge Jesus, Rúben Dias diz que o plantel mostra-se leal a Nélson Veríssimo: “O nosso mister é o mister Veríssimo. É assim que vamos disputar a final”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …