Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande “sem memória” no caso da reconstrução de casas

Rui Miguel Pedrosa / Lusa

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves.

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, apesar de ser o coordenador do Gabinete Operacional de Recuperação e Reconstrução que foi criado no rescaldo da tragédia.

Telmo Alves foi arrolado como testemunha de defesa do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, no âmbito do processo de reconstrução das casas onde é arguido por crimes de prevaricação de titular de cargo político, falsificação de documentos e burla qualificada.

“Não sei, não tenho memória, não consigo precisar” ou “isso era com o vereador Bruno Gomes”, foram algumas das declarações de Telmo Alves no Tribunal de Leiria, durante um depoimento de cerca de hora e meia.

Telmo Alves garantiu que apesar de ter no nome “reconstrução”, o Gabinete Operacional de Recuperação e Reconstrução (GORR) “nunca teve nada a ver com os processos de reconstrução das casas”.

“O nome tem a ver com reconstrução da vida das pessoas”, justificou, sublinhando que foi o Fundo Revita que tratou de todos os processos e que, portanto, desconhece o seu desenvolvimento.

Telmo Alves adiantou ainda que Valdemar Alves “nunca deixou de estar na Câmara de Pedrógão Grande” e que “só mais tarde surgiu um despacho a designá-lo para integrar a comissão de gestão do Revita“.

A testemunha disse não conseguir “explicitar as funções de Valdemar Alves” no Revita, revelando ainda que, tendo em conta o fluxo elevado de procura de ajuda, “houve necessidade de criar um gabinete de apoio“.

Ao ser confrontado com ‘emails’ da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro para si sobre 17 novos processos de reconstrução, Telmo Alves afirmou em tribunal não se recordar do que se tratava.

A testemunha também desconhece se houve dinheiro do Fundo Revita a ser aplicado no apoio à agricultura.

O debate instrutório ficou marcado para o dia 30 de Janeiro, pelas 14 horas.

O incêndio de Junho de 2017 começou no concelho de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, alastrando depois a concelhos vizinhos. Causou 66 mortos e 253 feridos, provocando ainda a destruição de 500 casas, 261 das quais de habitação permanente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. é uma vergonha
    acho que dois estalos bem dados a memoria vinha num instante, ate se lembrava de coisas que nao lhe perguntavam
    para mim era cadeia com els, podia ser que começassem a ter juizo antes de roubarem

  2. O pai presidente o filho adjunto, por alguma razão o homem mudou de cor política e escolheu o partido da monarquia política, pelos vistos metem todos a família no tacho, este presidente com ar de passarinho saiu uma rica prenda! Quem fica a perder é quem irá precisar no futuro, pois as pessoas deixaram de acreditar que ainda existe gente séria.

  3. No dia Juízo Final vão ter de prestar contas unicamente a Jeová Deus, aí é que vão ranger os dentes e já falta bem pouco.

RESPONDER

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …