Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande “sem memória” no caso da reconstrução de casas

Rui Miguel Pedrosa / Lusa

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves.

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, apesar de ser o coordenador do Gabinete Operacional de Recuperação e Reconstrução que foi criado no rescaldo da tragédia.

Telmo Alves foi arrolado como testemunha de defesa do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, no âmbito do processo de reconstrução das casas onde é arguido por crimes de prevaricação de titular de cargo político, falsificação de documentos e burla qualificada.

“Não sei, não tenho memória, não consigo precisar” ou “isso era com o vereador Bruno Gomes”, foram algumas das declarações de Telmo Alves no Tribunal de Leiria, durante um depoimento de cerca de hora e meia.

Telmo Alves garantiu que apesar de ter no nome “reconstrução”, o Gabinete Operacional de Recuperação e Reconstrução (GORR) “nunca teve nada a ver com os processos de reconstrução das casas”.

“O nome tem a ver com reconstrução da vida das pessoas”, justificou, sublinhando que foi o Fundo Revita que tratou de todos os processos e que, portanto, desconhece o seu desenvolvimento.

Telmo Alves adiantou ainda que Valdemar Alves “nunca deixou de estar na Câmara de Pedrógão Grande” e que “só mais tarde surgiu um despacho a designá-lo para integrar a comissão de gestão do Revita“.

A testemunha disse não conseguir “explicitar as funções de Valdemar Alves” no Revita, revelando ainda que, tendo em conta o fluxo elevado de procura de ajuda, “houve necessidade de criar um gabinete de apoio“.

Ao ser confrontado com ‘emails’ da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro para si sobre 17 novos processos de reconstrução, Telmo Alves afirmou em tribunal não se recordar do que se tratava.

A testemunha também desconhece se houve dinheiro do Fundo Revita a ser aplicado no apoio à agricultura.

O debate instrutório ficou marcado para o dia 30 de Janeiro, pelas 14 horas.

O incêndio de Junho de 2017 começou no concelho de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, alastrando depois a concelhos vizinhos. Causou 66 mortos e 253 feridos, provocando ainda a destruição de 500 casas, 261 das quais de habitação permanente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. é uma vergonha
    acho que dois estalos bem dados a memoria vinha num instante, ate se lembrava de coisas que nao lhe perguntavam
    para mim era cadeia com els, podia ser que começassem a ter juizo antes de roubarem

  2. O pai presidente o filho adjunto, por alguma razão o homem mudou de cor política e escolheu o partido da monarquia política, pelos vistos metem todos a família no tacho, este presidente com ar de passarinho saiu uma rica prenda! Quem fica a perder é quem irá precisar no futuro, pois as pessoas deixaram de acreditar que ainda existe gente séria.

  3. No dia Juízo Final vão ter de prestar contas unicamente a Jeová Deus, aí é que vão ranger os dentes e já falta bem pouco.

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …