Filas do cartão do cidadão já reduziram em 50 mil pessoas, diz ministra

Miguel A. Lopes / Lusa

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa considerou esta quarta-feira que a Loja do Cidadão do Saldanha, em Lisboa, não resolve todos os problemas e que os utentes podem tratar online alguns serviços.

“Temos muitas vezes, e em agosto assinalámos isso, pessoas a vir tratar presencialmente serviços que podiam tratar online. Pedir um documento que nem sequer precisavam de pedir”, afirmou Mariana Vieira da Silva, em declarações aos jornalistas na Loja do Cidadão do Saldanha, que abriu ao público na segunda-feira.

Numa visita ao novo espaço, a governante sublinhou que, no caso desta Loja do Cidadão, há mediadores da Câmara de Lisboa que acompanham os processos com necessidade de tratamento presencial. “Nesta loja há mediadores da Câmara de Lisboa que nos ajudam [Governo] nesse trabalho. É muito importante que só venha tratar presencialmente quem precise de tratar presencialmente e quem possa tratar online, ou noutros espaços, [deve] tratar online, insistiu.

A Loja do Cidadão do Saldanha abriu na segunda-feira numa área de 2.400 metros quadrados e com cerca de 150 funcionários, distribuídos por várias dezenas de serviços.

De acordo com o Governo, espera-se atender cerca de 700 mil pessoas por ano no estabelecimento. Contudo, admite o executivo, “as pessoas continuam a necessitar de serviços e este é mais um espaço que não resolve completamente todos os problemas”.

Durante a visita aos serviços da Loja do Cidadão, Mariana Vieira da Silva anotou que o objetivo é ter no novo espaço uma resposta presencial que satisfaça cada vez mais pessoas. A governante recordou que desde o início de Maio o Governo tomou várias medidas para enfrentar as necessidades de agilização da elaboração dos Cartões do Cidadão, como a criação de Espaços do Cidadão e de plataformas online.

“Desde então mais de 50 mil pessoas deixaram de estar nas filas”, frisou.

Loja do Saldanha “era essencial”

A ministra destacou que o novo espaço do Saldanha “era essencial”, depois do encerramento da Loja do Cidadão dos Restauradores. Em 2012, o Governo do PSD anunciava o encerramento da Loja do Cidadão dos Restauradores e a abertura de outra na zona do Saldanha.

“Há cerca de seis anos a cidade viu desaparecer o que era a Loja do Cidadão de maior dimensão de todo o país, dos Restauradores, sem nenhuma substituição. O que nós conseguimos encontrar com o Governo foi uma solução em que a Câmara financiou a construção deste espaço”, salientou o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina (PS), aos jornalistas.

Fernando Medina acrescentou que esta Loja do Cidadão tem uma participação municipal que as outras não tinham e vai servir a cidade de Lisboa com “muito melhor qualidade”, bem como os munícipes de toda a Área Metropolitana de Lisboa.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …