Mundial de futebol no Qatar de 26 de novembro a 23 de dezembro

F365

-

O grupo de trabalho da FIFA que visitou o Qatar para avaliar as condições do emirado para organizar o Mundial de 2022 sugeriu esta terça-feira que o torneio se realize no inverno, provavelmente entre 26 de novembro e 23 de dezembro.

O xeique Salman bin Ebrahim Al-Khalifa, presidente da Confederação Asiática de Futebol e líder deste grupo de trabalho, revelou, no final de uma reunião em Doha, que “as recomendações apontam para novembro/dezembro, embora existam outras alternativas”, como janeiro/fevereiro.

Segundo a agência AFP, citando fonte próxima do dossier do Mundial de 2022, os jogadores ficarão à disposição das respetivas seleções a 19 de novembro, apenas uma semana antes do início da prova.

Salman bin Ebrahim Al-Khalifa explicou que a FIFA tomará uma decisão final sobre as datas do Mundial de 2022 na próxima reunião do Comité Executivo, agendada para 19 e 20 de março, em Zurique.

Caso o Comité Executivo aprove estas datas, o Mundial de 2022 terá menos quatro dias do que a última edição da prova, que se disputou no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho.

Na reunião de hoje em Doha, o grupo de trabalho da FIFA propôs as datas habituais – junho/julho de 2021 – para a Taça das Confederações, prova que se disputa um ano antes do Mundial, mas propôs que o balão de ensaio para o Mundial de 2022 se dispute noutro país da Confederação Asiática de Futebol.

Ao fim de seis meses de consultas e reuniões, o líder do grupo de trabalho da FIFA garantiu que todas as confederações mundiais concordam com as datas que permitem escapar às altas temperaturas do verão, já que o Mundial de futebol costuma realizar-se nos meses de junho/julho.

Só depois da próxima reunião do Comité Executivo, e das decisões aí tomadas, a FIFA assumirá a pasta dos acertos de calendário para o período de 2018-2024.

“Estamos muito satisfeitos por, após cuidada ponderação sobre as várias opiniões de todos os interessados, termos chegado à conclusão que esta decisão é a melhor solução”, disse o líder do grupo de trabalho da FIFA, que também é membro do Comité Executivo.

Para o presidente da Confederação Asiática, “esta foi uma tarefa com muitos desafios”, pelo que deixou um agradecimento “a toda a comunidade do futebol por toda a ajuda produtiva e construtiva”.

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …