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Fez-se história nos céus de Nova Iorque. Carros elétricos voaram pela primeira vez

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Primeiro voo de um veículo elétrico voador com descolagem vertical (eVTOL) em ambiente urbano ocorreu este mês, “pilotado” por duas empresas. VoloCity e S4 preparam-se para reinar os céus em breve.

A cidade de Nova Iorque, nos EUA, foi palco de um evento histórico no passado dia 12 de novembro.

A norte-americana Joby Aviation e a alemã Volocopter realizaram voos de teste dos seus protótipos de carros voadores elétricos, o S4 e o SX (que mais tarde se denominará VoloCity).

A cerimónia — que contou com a presença do Presidente da Câmara de Nova Iorque, Eric Adams, da imprensa e dirigentes das empresas — assinalou o primeiro voo de um veículo elétrico voador com descolagem vertical (eVTOL) em ambiente urbano, com ambas as aeronaves a sobrevoarem a zona do Downtown Heliport, uma conhecida base aérea em Manhattan.

Que carros voadores são estes?

Os carros voadores testados pelas duas empresas têm vários pontos em comum. Ambos prometem voos silenciosos e rápidos, com deslocações que antes eram realizadas de forma muito demorada com carros e autocarros.

O VoloCity deverá operar apenas em ambiente urbano, para deslocações de, no máximo, 35 quilómetros. Com os seus 18 rotores, é capaz de atingir velocidades até 110 km/h e transportar dois passageiros, (incluindo o piloto).

 

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O S4, da Joby, será mais usado para deslocações “executivas”, geralmente para transportar pessoas para os aeroportos. Em testes anteriores, o carro voador conseguiu percorrer quase 250 quilómetros a uma velocidade de 322 km/h. Tem uma vantagem sobre o VoloCity: transporta não dois, mas cinco passageiros.

O veículo S4 também é capaz de levantar voo verticalmente e de aterrar tal e qual um helicóptero, verticalmente, recorrendo a seis grandes hélices distribuídas ao longo das suas asas e cauda em ‘V’.

Inclinando todos os seus suportes para a frente, a aeronave — que é mais silenciosa, mais barata e menos poluente do que um helicóptero — consegue fazer uma transição para um voo de cruzeiro.

Quando vão reinar os céus?

De acordo com a Joby Aviation, existe já um acordo com a Delta Airlines para a operação destes carros voadores a partir de qualquer ponto da Big Apple para os aeroportos da região. A economia de tempo, segundo a empresa, pode ser superior a 40 minutos.

Por outro lado, os europeus da Volocopter estão num estágio mais avançado no seu projeto em termos operacionais.

O VoloCity está em processo de homologação pelas autoridades europeias de aviação e deverá começar a ser utilizado para voos comerciais já no próximo ano, enquanto a Joby poderá ter de esperar mais um ano, visto que a Força Aérea dos Estados Unidos recebeu alguns exemplares do S4 apenas recentemente.

Com o evento do passado dia 12, a administração atual da cidade pretendeu divulgar os seus planos de eletrificação do transporte urbano, juntamente com outros projetos terrestres.

“Ao eletrificar um dos heliportos mais famosos do mundo, Nova Iorque está a posicionar-se como líder global na adoção de viagens aéreas elétricas. Estamos gratos pelo apoio da cidade e honrados por trabalhar com parceiros visionários, como a Delta Airlines, para trazer o nosso serviço de táxi aéreo a este mercado”, afirmou JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation, em comunicado.

ZAP // CanalTech

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1 Comment

  1. Os americanos sempre eles a impulsionarem o caos e as guerras por todo o lado. Os únicos também que lançaram duas bombas atómicas no japao na segunda guerra mundial como todos se lembram. Pobre humanidade condenada ao fracasso enquanto for dominada pelos americanos.

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