RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do certame vai acontecer em estúdio, contrariamente ao que tem ocorrido nos últimos anos.

O modelo do Festival mantém-se semelhante ao dos outros anos, existindo duas semifinais e uma final. As semifinais decorrerão a 20 e 27 de fevereiro e a grande final será a 6 de março, ambos a acontecer no estúdios da RTP.

José Fragoso, diretor de programas da RTP esclareceu que “não vai ter público”, um “sinal do tempo” que vivemos.

Desde 2018 que a estação pública vinha a assumir o compromisso de descentralizar o festival, levando-o até outras cidades. Em 2018, a derradeira emissão aconteceu em Guimarães e, em 2019, o festival rumou até Portimão. No ano passado, o Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, acolheu a consagração da compositora Marta Carvalho e da intérprete Elisa.

A condução dos três programas deste ano ficará a cargo de rostos já conhecidos dos espetadores habituais. A primeira semifinal do concurso vai ser apresentada por Sónia Araújo e Jorge Gabriel e a segunda por Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato. Pelo terceiro ano, a final será apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

Inês Lopes Gonçalves será responsável pela Green Room nas três emissões, que contarão ainda com um espaço complementar nas redes sociais apresentado por Joana Martins.

Em cada semifinal haverá 10 canções a concurso, sendo apuradas cinco para a final. A derradeira emissão contará, assim, com 10 temas. A votação segue o modelo dos anos anteriores, cabendo metade da pontuação a um júri profissional e a outra metade ao voto popular.

O vencedor do certame terá a responsabilidade de representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que este ano acontece em Roterdão, nos Países Baixos.

Festival acontece mesmo em pandemia

Depois do cancelamento inédito da edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção, a União Europeia de Radiodifusão (EBU) tem já vários cenários preparados para que a competição possa acontecer este ano, de acordo com o evoluir da situação sanitária a nível global.

Todas as emissoras a concurso vão gravar uma versão da sua atuação para poder ser exibida nas galas, caso não seja possível o representante se deslocar até Roterdão. Assim, a RTP decidiu avançar com a realização da apuração nacional, que este ano conta com o mote #OFestivalÉNosso.

“Esta é uma aventura que une não apenas os músicos concorrentes e os profissionais da RTP, mas todos aqueles que seguem as carreiras dos autores e intérpretes que este ano vão passar pelo Festival, os que, ano após ano seguem atentamente a história em permanente construção deste programa e os muitos mais que, invariavelmente, fazem deste um dos momentos mais importantes da oferta televisiva da RTP. E desta soma de tantos esforços e entusiasmos, nasceu o mote para a edição deste ano: #OFestivaléNosso“, aponta a estação.

RTP revela intérpretes a concurso

Eis a lista completa de autores, intérpretes e canções deste ano:

  • Anne Victorino d’Almeida: Nadine, Cheguei Aqui
  • Carolina Deslandes: Carolina Deslandes, Por um Triz
  • Da Chick: Da Chick, I Got Music
  • Fábia Maia: Fábia Maia, Dia Lindo
  • Filipe Melo: Sara Afonso, Contramão
  • Hélder Moutinho: Valéria, Na Mais Profunda Saudade
  • Ian: Ian, Mundo
  • Irma: Irma, Livros
  • Joana Alegre: Joana Alegre, Joana do Mar
  • João Vieira: Graciela, A Vida Sem Acontecer
  • Karetus: Karetus e Romeu Bairos, Saudade
  • Miguel Marôco: Miguel Marôco, Girassol
  • Neev: Neev, Dancing in the Stars
  • Pedro da Linha: Eu.Clides, Volte-Face
  • Pedro Gonçalves: Pedro Gonçalves, Não Vou Ficar
  • Stereossauro: Mema, Claro Como Água
  • Tainá: Tainá, Jasmim
  • Tatanka: The Black Mamba, Love is on My Side
  • Virgul: Ariana, Mundo Melhor
  • Viviane: Ana Tereza, Com um Abraço

As canções foram disponibilizadas na íntegra nas plataformas do canal.

PARTILHAR

RESPONDER

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …

Alemanha vai vacinar todos os jovens maiores de 12 anos até final de agosto

A Alemanha pretende vacinar contra a covid-19 todos os adolescentes maiores de 12 anos até ao fim de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse …