Festejos de São João obrigam a suspensão dos voos no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

Manuel de Sousa / Wikimedia

Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto

Festejos de São João no Porto são retomados esta noite, após dois anos em que imperaram as festas familiares por imposição da pandemia.

O espaço aéreo nas imediações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, estará encerrado esta noite, entre as 21h45 desta quinta-feira e as 1h01 de sexta-feira, período que coincide com a largada autorizada de balões de São João, tradição da noite mais longa da cidade Invicta. A interrupção acontece desde 2017, tendo sido interrompida durante os anos da pandemia e os festejos decorrerem de forma mais contida.

Apesar da medida, Marco Martins, presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto, não deixou de apelar a “cautela no momento de lançamento dos balões”, garantido ainda que o encerramento temporário do espaço aéreo é uma decisão “exclusiva e legítima” da Agência Nacional de Aviação Civil e transmitida à Agência Nacional de Aviação Civil.

A partir das 1h01 de sexta-feira, o aeroporto volta a operar com normalidade, uma depois da sessão de fogo de artifício, o qual será lançado de plataformas flutuantes no rio Douro devido às obras de requalificação do tabuleiro inferior da ponte Luís I.

Ainda assim, este não será o único condicionamento que o Porto terá nesta noite de São João. Numa altura em que muitas artérias da cidade se encontram fechadas ao trânsito, como consequência das obras resultantes da ampliação das linhas do metro da cidade, a Metro do Porto aconselha habitantes e turistas que se desloquem através deste meio de transporte, adquirindo os títulos de viagem atempadamente.

A empresa preparou ainda uma Operação Especial de circulação do metro a partir das 20h desta quinta-feira e com duração até ao início da manhã de amanhã. No âmbito desta operação, todos os veículos a circular serão duplos e assistir-se-á a um reforço de frequência em todas as linhas – com exceção da Linha Violeta (que liga o Aeroporto Francisco Sá Carneiro à Estação da Trindade.

No último ano antes da pandemia da covid-19 de instalar, a Metro do Porto assinalou, na noite de São João, 100 mil validações de títulos de transporte, antecipando-se que esta noite a marca se repita.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.