Fertagus anunciou comboios duplos – mas não se nota (por causa da humidade)

Comboios teriam oito carruagens. Na manhã de estreia, em hora de ponta, tinham quatro: “Vão todos a abarrotar. Nem tentei entrar”.

Vários utentes do serviço ferroviário prestado pela Fertagus têm vindo a denunciar que, desde dezembro, quando foram alterados os horários, os comboios que partem de Setúbal enchem rapidamente. Ficam passageiros de fora, particularmente na estação do Pragal, no concelho de Almada.

Os comboios passaram a ter uma periodicidade de 20 minutos nos dois sentidos. Até dezembro, a circulação de comboios da Fertagus entre as estações de Setúbal e de Lisboa (Roma-Areeiro) era feita de 30 em 30 minutos nos dias úteis e de 60 em 60 minutos aos sábados, domingos e feriados.

Contudo, os utentes queixavam-se que a alteração introduzida em dezembro não foi acompanhada de um reforço de carruagens, havendo relatos de passageiros de estações dos concelhos de Almada e Seixal (Coina, Fogueteiro, Foros de Amora, Corroios e Pragal) de não conseguirem lugar no horário que habitualmente usavam.

Mudanças

A partir de hoje, segunda-feira, as ligações ferroviárias entre a margem sul e Lisboa nas horas de ponta vão passar a ser feitas com comboios duplos e simples.

Numa nota dirigida aos utilizadores do serviço publicada no ‘site’ da Fertagus, a empresa concessionária do serviço ferroviário que liga a margem sul a Lisboa garante que não haverá dois comboios simples seguidos no troço entre Coina (concelho do Barreiro) e Lisboa.

Mas para já…

…não se nota nada. Na manhã desta segunda-feira a Antena 1 foi espreitar a situação e, até às 8h da manhã, em plena hora de ponta, nenhum comboio duplo tinha passado.

Os passageiros ficaram desiludidos, frustrados, ao verem o comboio com apenas quatro carruagens, e não oito: “Horrível. Não estou a gostar nada. Se há alterações, deveriam cumprir: já vi três comboios e eram todos de quatro carruagens. Vão todos a abarrotar. Nem tentei entrar“, desabafou Sara Castanheira, que não conseguiu entrar em nenhum dos comboios – e continuava à espera, em Foros de Amora.

E não havia a garantia de que o comboio seguinte (8h09) seria diferente, segundo uma funcionária da Fertagus.

Explicação

Ao início da tarde, a Fertagus confirmou que não houve qualquer alteração nesta segunda-feira. Por causa da humidade.

“A Fertagus informa que devido a uma situação inesperada de extrema humidade, que se fez sentir durante esta madrugada, se verificaram problemas técnicos com o material circulante que impossibilitaram a realização das alterações anteriormente anunciadas para o dia 20 de janeiro de 2025”, explica a empresa em comunicado.

As alterações, adianta, serão implementadas a partir de amanhã, terça-feira.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.