/

Feed do Instagram vai mudar

(cv)

Jogo de sopa de letras deixou no ar a possibilidade de uma ordem cronológica passar a ser o critério fundamental.

O critério principal que define o que cada utilizador vê, quando entra com a sua conta no Instagram, deve mudar em breve.

A plataforma de redes sociais mostra à pessoa que tem uma conta as publicações que, provavelmente, lhe vão interessar mais. O algoritmo baseado no conteúdo percebe os gostos, as preferências, do utilizador e mostra-lhe o que ele quer ver, mal inicia sessão.

No entanto, um jogo de sopa de letras, publicado pelo Instagram noutra rede social, o Twitter, pode alterar esse cenário.

A publicação foi esta:

Os responsáveis do Instagram só escreveram: “Algo está a chegar”. E, mesmo sem escrever mais, deixou o desafio aos seus seguidores: encontrem alguma palavra relevante nesta sopa de letras.

Até que foi descoberta a provável novidade: “chronological” – cronológico, em português.

Ou seja, o feed do Instagram deverá passar a ser baseado na ordem cronológica, com as publicações mais recentes a serem exibidas em primeiro lugar. Ou, pelo menos, a plataforma incluirá essa opção.

Seria um regresso ao que acontecia até 2016. Nesse ano, os responsáveis optaram por dar prioridade às recomendações, às preferências de cada utilizador.

Esta alteração – se se confirmar – poderá desagradar a influenciadores, ou a outras contas/marcas com muitos seguidores, porque perdem o “poder” de estarem constantemente a aparecer em destaque (como têm mais seguidores, o algoritmo tende a dar prioridade às suas publicações).

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.