FC Porto vence em Setúbal e continua a três pontos do Benfica

Manuel de Almeida / Lusa

-

Um golo de Brahimi, na primeira parte, e outro de Jackson Martinez, a acabar, garantiram este domingo o triunfo do FC Porto no reduto do Vitória de Setúbal, por 2-0, na 31.ª jornada da I Liga de futebol.

O triunfo portista mantém a equipa de Julen Lopetegui na corrida ao título de campeão nacional de futebol, a três pontos do líder, o Benfica.

Por sua vez, o Vitória de Setúbal terá de esperar pelas últimas jornadas para conquistar os pontos necessários para garantir a permanência.

Na partida disputada no Bonfim, e depois de 10 minutos iniciais com o jogo repartido, o FC Porto começou a empurrar a equipa sadina para o seu meio campo, embora sem criar ocasiões de perigo para a baliza de Lukas Raeder.

O FC Porto acabou, no entanto, por inaugurar o marcador aos 15 minutos, na sequência de um jogada iniciada por Jackson, que abriu na direita para Ricardo, com este a cruzar para Brahimi inaugurar o marcador.

A vencer, o FC Porto poderia ter chegado ao segundo golo aos 17 minutos, com um remate de Quaresma, mas o guarda-redes alemão do Vitória de Setúbal conseguiu anular o lance.

Aos 30 minutos, Quaresma veio buscar jogo a meio campo e surpreendeu a equipa sadina com uma arrancada pela faixa central, colocou a bola no flanco esquerdo, mas o cruzamento acabou por se perder sem que aparecesse nenhum jogador da equipa portista para finalizar a jogada.

Rui Minderico / Lusa

-

Brahimi reclamou uma grande penalidade aos 40 minutos, por alegada falta de Paulo Tavares, quando seguia com perigo para a baliza adversária, mas a falta, a existir, terá sido cometida fora da grande área.

O FC porto justificava plenamente a vantagem no marcador e mostrava que queria aumentar a vantagem, perante um Vitória de Setúbal que raramente conseguia chegar à baliza adversária e não criava qualquer lance de perigo.

Antes do intervalo, ainda houve tempo para remate cruzado de Ricardo, que fez a bola passar muito perto do poste direito da baliza de Lukas Raeder, e para um livre favorável à equipa sadina, em que os jogadores da casa também pediram grande penalidade, por alegada mão de Alex Sandro, mas o árbitro, um vez mais, nada assinalou.

Ao contrário do que tinha acontecido na etapa inicial, a segunda parte começou com um FC Porto que parecia mais interessado em gerir o jogo do que na procura do segundo golo.

O Vitória de Setúbal melhorou, foi equilibrando a partida e, nos últimos 15 minutos, mostrou-se mais atrevido, mas faltava capacidade aos jogadores sadinos para ameaçarem a baliza portista.

Apesar da falta de soluções da equipa sadina, no Bonfim dava a ideia de que a equipa portista se estava a pôr a jeito para o golo do empate, que só não aconteceu na sequência de um remate de cabeça de Suk, porque o guarda-redes Helton fez a defesa da noite.

O FC Porto só descansou já nos descontos, aos 90+1 minutos, com o golo de Jackson, que, isolado por Herrera, rematou rasteiro e bateu o guarda-redes Lukas Raeder, estabelecendo o resultado final em 2-0.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …