FC Porto vence em Setúbal e continua a três pontos do Benfica

Manuel de Almeida / Lusa

-

Um golo de Brahimi, na primeira parte, e outro de Jackson Martinez, a acabar, garantiram este domingo o triunfo do FC Porto no reduto do Vitória de Setúbal, por 2-0, na 31.ª jornada da I Liga de futebol.

O triunfo portista mantém a equipa de Julen Lopetegui na corrida ao título de campeão nacional de futebol, a três pontos do líder, o Benfica.

Por sua vez, o Vitória de Setúbal terá de esperar pelas últimas jornadas para conquistar os pontos necessários para garantir a permanência.

Na partida disputada no Bonfim, e depois de 10 minutos iniciais com o jogo repartido, o FC Porto começou a empurrar a equipa sadina para o seu meio campo, embora sem criar ocasiões de perigo para a baliza de Lukas Raeder.

O FC Porto acabou, no entanto, por inaugurar o marcador aos 15 minutos, na sequência de um jogada iniciada por Jackson, que abriu na direita para Ricardo, com este a cruzar para Brahimi inaugurar o marcador.

A vencer, o FC Porto poderia ter chegado ao segundo golo aos 17 minutos, com um remate de Quaresma, mas o guarda-redes alemão do Vitória de Setúbal conseguiu anular o lance.

Aos 30 minutos, Quaresma veio buscar jogo a meio campo e surpreendeu a equipa sadina com uma arrancada pela faixa central, colocou a bola no flanco esquerdo, mas o cruzamento acabou por se perder sem que aparecesse nenhum jogador da equipa portista para finalizar a jogada.

Rui Minderico / Lusa

-

Brahimi reclamou uma grande penalidade aos 40 minutos, por alegada falta de Paulo Tavares, quando seguia com perigo para a baliza adversária, mas a falta, a existir, terá sido cometida fora da grande área.

O FC porto justificava plenamente a vantagem no marcador e mostrava que queria aumentar a vantagem, perante um Vitória de Setúbal que raramente conseguia chegar à baliza adversária e não criava qualquer lance de perigo.

Antes do intervalo, ainda houve tempo para remate cruzado de Ricardo, que fez a bola passar muito perto do poste direito da baliza de Lukas Raeder, e para um livre favorável à equipa sadina, em que os jogadores da casa também pediram grande penalidade, por alegada mão de Alex Sandro, mas o árbitro, um vez mais, nada assinalou.

Ao contrário do que tinha acontecido na etapa inicial, a segunda parte começou com um FC Porto que parecia mais interessado em gerir o jogo do que na procura do segundo golo.

O Vitória de Setúbal melhorou, foi equilibrando a partida e, nos últimos 15 minutos, mostrou-se mais atrevido, mas faltava capacidade aos jogadores sadinos para ameaçarem a baliza portista.

Apesar da falta de soluções da equipa sadina, no Bonfim dava a ideia de que a equipa portista se estava a pôr a jeito para o golo do empate, que só não aconteceu na sequência de um remate de cabeça de Suk, porque o guarda-redes Helton fez a defesa da noite.

O FC Porto só descansou já nos descontos, aos 90+1 minutos, com o golo de Jackson, que, isolado por Herrera, rematou rasteiro e bateu o guarda-redes Lukas Raeder, estabelecendo o resultado final em 2-0.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Liveblog ZAP. "Há muita gente que tem medo de votar em quem quer"

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …