FC Porto vence em Setúbal e continua a três pontos do Benfica

Manuel de Almeida / Lusa

-

Um golo de Brahimi, na primeira parte, e outro de Jackson Martinez, a acabar, garantiram este domingo o triunfo do FC Porto no reduto do Vitória de Setúbal, por 2-0, na 31.ª jornada da I Liga de futebol.

O triunfo portista mantém a equipa de Julen Lopetegui na corrida ao título de campeão nacional de futebol, a três pontos do líder, o Benfica.

Por sua vez, o Vitória de Setúbal terá de esperar pelas últimas jornadas para conquistar os pontos necessários para garantir a permanência.

Na partida disputada no Bonfim, e depois de 10 minutos iniciais com o jogo repartido, o FC Porto começou a empurrar a equipa sadina para o seu meio campo, embora sem criar ocasiões de perigo para a baliza de Lukas Raeder.

O FC Porto acabou, no entanto, por inaugurar o marcador aos 15 minutos, na sequência de um jogada iniciada por Jackson, que abriu na direita para Ricardo, com este a cruzar para Brahimi inaugurar o marcador.

A vencer, o FC Porto poderia ter chegado ao segundo golo aos 17 minutos, com um remate de Quaresma, mas o guarda-redes alemão do Vitória de Setúbal conseguiu anular o lance.

Aos 30 minutos, Quaresma veio buscar jogo a meio campo e surpreendeu a equipa sadina com uma arrancada pela faixa central, colocou a bola no flanco esquerdo, mas o cruzamento acabou por se perder sem que aparecesse nenhum jogador da equipa portista para finalizar a jogada.

Rui Minderico / Lusa

-

Brahimi reclamou uma grande penalidade aos 40 minutos, por alegada falta de Paulo Tavares, quando seguia com perigo para a baliza adversária, mas a falta, a existir, terá sido cometida fora da grande área.

O FC porto justificava plenamente a vantagem no marcador e mostrava que queria aumentar a vantagem, perante um Vitória de Setúbal que raramente conseguia chegar à baliza adversária e não criava qualquer lance de perigo.

Antes do intervalo, ainda houve tempo para remate cruzado de Ricardo, que fez a bola passar muito perto do poste direito da baliza de Lukas Raeder, e para um livre favorável à equipa sadina, em que os jogadores da casa também pediram grande penalidade, por alegada mão de Alex Sandro, mas o árbitro, um vez mais, nada assinalou.

Ao contrário do que tinha acontecido na etapa inicial, a segunda parte começou com um FC Porto que parecia mais interessado em gerir o jogo do que na procura do segundo golo.

O Vitória de Setúbal melhorou, foi equilibrando a partida e, nos últimos 15 minutos, mostrou-se mais atrevido, mas faltava capacidade aos jogadores sadinos para ameaçarem a baliza portista.

Apesar da falta de soluções da equipa sadina, no Bonfim dava a ideia de que a equipa portista se estava a pôr a jeito para o golo do empate, que só não aconteceu na sequência de um remate de cabeça de Suk, porque o guarda-redes Helton fez a defesa da noite.

O FC Porto só descansou já nos descontos, aos 90+1 minutos, com o golo de Jackson, que, isolado por Herrera, rematou rasteiro e bateu o guarda-redes Lukas Raeder, estabelecendo o resultado final em 2-0.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …