FC Porto vence Belenenses e mantém distância para o Benfica

d.r. FCPorto / Facebook

-

Um FC Porto a cumprir serviços mínimos bastou para vencer um inofensivo Belenenses, por curto 3-0, mantendo-se a seis pontos do líder Benfica, cumpridas 16 jornadas na Primeira Liga.

Jackson Martinez (10), Óliver Torres (47) e Evandro (90+3) fizeram os golos do Dragão, em noite tranquila perante um Belenenses de corpo presente e que esteve longe de justificar o sexto lugar com que iniciou a jornada, a par do Rio Ave.

Com o triunfo do Benfica 3-0 sobre o Vitória de Guimarães, o FC Porto vai aumentar o fosso para o terceiro lugar: tinha mais três pontos do que os minhotos, que têm mais um ponto do que o Sporting e três que o Sporting de Braga, formações que se defrontam no domingo no recinto arsenalista.

Naturalmente, o FC Porto assumiu as despesas do jogo, que, salvo raras exceções, teve sentido único: Jackson ameaçou aos oito e dois minutos depois, sem dificuldade, cabeceou para o 1-0, agradecendo o trabalho individual de Óliver Torres.

Eram minutos de sufoco, que, ainda assim, não eram correspondidos em situações de real perigo: exceções para cabeceamento de Maicon (35), numa altura de ritmo muito morno.

O Belenenses raramente ousava circular a bola no meio campo ofensivo e ainda menos vezes se aproximava da área do tranquilíssimo Fabiano – seria igual na etapa complementar.

Na melhor situação para ampliar, Quaresma (39) cruzou de trivela e Jackson Martinez, ao segundo poste, rematou em tesoura, mas a bola saiu cruzada e ligeiramente ao lado.

A falta de eficácia foi compensada logo no reatamento, com Óliver Torres (47) a aproveitar a passividade da defesa contrária para atirar a contar, à entrada da área.

Aparentemente mais do que resolvido o problema Belenenses, o FC Porto foi displicente, errou muitos mais passes, jogou em ritmo de passeio e não ajudou os adeptos a enfrentar a noite gelada.

Perante um Belenenses sem argumentos, e que agradecia resultado tão escasso, o conjunto de Julen Lopetegui podia ter ampliado em remate de Tello (69), que Ventura defendeu instintivamente, com o esférico a bater ainda na trave, e no canto correspondente, com Indi, sem oposição, a cabecear por cima.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

PRR. Nome de Vítor Caldeira na mesa para presidir à Comissão de Auditoria e Controlo

O inspetor-geral de Finanças vai presidir à Comissão de Auditoria e Controlo (CAC) que acompanhará a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que deverá, também, integrar o ex-presidente do Tribunal de Contas …

Altice Portugal avança "nas próximas semanas" com despedimento coletivo

A Altice Portugal confirmou esta terça-feira à Lusa que vai dar início, "nas próximas semanas", a um processo de rescisões de contratos de trabalho através de despedimento coletivo, no âmbito do Plano Integrado de Reorganização, …

BE e PAN criticam "falta de liberdade de expressão" no Porto

As deputadas do Bloco de Esquerda e do PAN na Assembleia Municipal do Porto criticaram a “falta de liberdade de expressão” na cidade, depois de dois grafitis terem sido “apagados pelos serviços da autarquia”. “Soubemos que …

Marcelo pede aos jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio"

O Presidente da República fez esta terça-feira um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida …

“Nenhum país está preparado para um evento da magnitude de Pedrógão Grande", diz Comissão Técnica Independente

O engenheiro António Salgueiro, da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou os incêndios na Região Centro em junho de 2017, afirmou esta terça-feira que nenhum país está preparado para a magnitude do fogo de Pedrógão …

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …