FC Porto perde em casa com o Marítimo (e já há lenços brancos)

Andre Andre FC Porto

A vitória do Marítimo sobre o FC Porto, por 3-1, fez hoje soltarem-se lenços brancos e uma tremenda assobiadela desde as bancadas do Estádio do Dragão, na estreia dos portistas na Taça da Liga de futebol.

Depois de uma igualdade sem golos na primeira parte, o Marítimo adiantou-se aos 48 minutos, através de Fransérgio, ampliando aos 70 e 90+4, por Alex Soares e Marega, respetivamente, de nada valendo aos azuis e brancos o tento de Aboubakar, aos 90+5.

Os madeirenses aproveitaram a ineficácia de uma equipa alternativa do FC Porto para vencer os fora os dragões e ficar muito próximos de garantir a passagem à fase seguinte da prova, somando a segunda vitória no grupo A.

Os azuis e brancos, que até dispuseram de oportunidades para um desfecho diferente, foram perdulários e revelaram poucas soluções para a organização defensiva maritimista, equipa que aproveitou para fazer três golos em momentos de desorientação do setor recuado da equipa da casa.

Julen Lopetegui mexeu muito no onze habitual, com André Silva, melhor marcador dos B e da II Liga (empatado com Platiny, do Feirense), o seu colega colombiano Víctor Garcia e, aproveitando o jogo de competição menor, a fazer rodar André André (recuperado de lesão) e o espanhol Tello.

Alinharam ainda de início Helton, Varela, Sérgio Oliveira e o espanhol José Ángel, enquanto os funchalenses apenas trocaram Rúben Ferreira por João Diogo.

O primeiro lance de perigo da partida pertenceu a Fransérgio, capitão do Marítimo, aos 17 minutos, que fez a bola passar a centímetros da baliza à guarda de Helton, mas depois o FC Porto assumiu o comando do jogo e Victor Garcia e André Silva, este por duas vezes, dispuseram de duas boas situações para a sua equipa se adiantar.

(dr) FCPorto / Facebook

O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui

Julen Lopetegui viu os primeiros lenços brancos

Após o intervalo, já com o francês Imbula no lugar de André André no FC Porto, o Marítimo inaugurou o marcador (48 minutos), graças ao desvio de cabeça de Fransérgio, após livre marcado por Rúben Ferreira.

Na resposta, Evandro e André Silva tentaram a sua sorte, mas a defesa funchalense ia travando o golo portista, numa fase em que a pressão dos da casa se fazia sentir com intensidade, algo que aumentou ainda mais com a troca de Sérgio Oliveira por Jesus Corona (67).

Mas um desentendimento na área entre Imbula e Helton (70) permitiu a Alex Soares fazer um chapéu ao guarda-redes portista e o segundo tento da sua equipa, o que desagradou imenso os adeptos, que de imediato mostraram lenços brancos.

O camaronês Aboubakar entrou para o lugar de Varela (75), mas o avançado seria mais um perdulário em campo no minuto seguinte, após aparecer isolado frente a Salin e rematar contra as pernas deste.

Aliás, Salin ainda fez um par de defesas, até final, a remates dos avançados portistas, ajudando a que o desfecho fosse favorável ao conjunto madeirense, endurecido pelo terceiro golo, apontado por Marega, já em período de descontos.

No reatamento, Aboubakar diminuiu para 3-1, mas a partida estava no fim.

Lopetegui despreocupado com a reação dos adeptos

Na conferência de imprensa, o treinador dos dragões lamentou o resultado porque, não só ele como toda a equipa, queriam “ter feito uma boa partida”, rematando que “os jogadores tentaram o melhor possível”.

Relativamente à resposta dos adeptos perante a derrota, Julen Lopetegui tenta não estar preocupado e afirma que só pode estar focado “no que se passa no campo e não fora”.

O que se passa fora do campo não posso controlar, preocupa-me apenas se isso afetar os meus jogadores”, sublinhou.

“Queremos muito ser campeões, estamos no bom caminho e temos sábado um jogo difícil e ao qual chegamos na frente depois de muita luta”, recorda o técnico do FC Porto que joga contra o Sporting este sábado.

O jogo com o Marítimo foi a gota de água para os adeptos portistas, tendo feito aparecer, sobretudo no final do jogo, um sem número de lenços brancos e muitos assobios.

ZAP / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …