FC Porto perde em casa com o Marítimo (e já há lenços brancos)

Andre Andre FC Porto

A vitória do Marítimo sobre o FC Porto, por 3-1, fez hoje soltarem-se lenços brancos e uma tremenda assobiadela desde as bancadas do Estádio do Dragão, na estreia dos portistas na Taça da Liga de futebol.

Depois de uma igualdade sem golos na primeira parte, o Marítimo adiantou-se aos 48 minutos, através de Fransérgio, ampliando aos 70 e 90+4, por Alex Soares e Marega, respetivamente, de nada valendo aos azuis e brancos o tento de Aboubakar, aos 90+5.

Os madeirenses aproveitaram a ineficácia de uma equipa alternativa do FC Porto para vencer os fora os dragões e ficar muito próximos de garantir a passagem à fase seguinte da prova, somando a segunda vitória no grupo A.

Os azuis e brancos, que até dispuseram de oportunidades para um desfecho diferente, foram perdulários e revelaram poucas soluções para a organização defensiva maritimista, equipa que aproveitou para fazer três golos em momentos de desorientação do setor recuado da equipa da casa.

Julen Lopetegui mexeu muito no onze habitual, com André Silva, melhor marcador dos B e da II Liga (empatado com Platiny, do Feirense), o seu colega colombiano Víctor Garcia e, aproveitando o jogo de competição menor, a fazer rodar André André (recuperado de lesão) e o espanhol Tello.

Alinharam ainda de início Helton, Varela, Sérgio Oliveira e o espanhol José Ángel, enquanto os funchalenses apenas trocaram Rúben Ferreira por João Diogo.

O primeiro lance de perigo da partida pertenceu a Fransérgio, capitão do Marítimo, aos 17 minutos, que fez a bola passar a centímetros da baliza à guarda de Helton, mas depois o FC Porto assumiu o comando do jogo e Victor Garcia e André Silva, este por duas vezes, dispuseram de duas boas situações para a sua equipa se adiantar.

(dr) FCPorto / Facebook

O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui

Julen Lopetegui viu os primeiros lenços brancos

Após o intervalo, já com o francês Imbula no lugar de André André no FC Porto, o Marítimo inaugurou o marcador (48 minutos), graças ao desvio de cabeça de Fransérgio, após livre marcado por Rúben Ferreira.

Na resposta, Evandro e André Silva tentaram a sua sorte, mas a defesa funchalense ia travando o golo portista, numa fase em que a pressão dos da casa se fazia sentir com intensidade, algo que aumentou ainda mais com a troca de Sérgio Oliveira por Jesus Corona (67).

Mas um desentendimento na área entre Imbula e Helton (70) permitiu a Alex Soares fazer um chapéu ao guarda-redes portista e o segundo tento da sua equipa, o que desagradou imenso os adeptos, que de imediato mostraram lenços brancos.

O camaronês Aboubakar entrou para o lugar de Varela (75), mas o avançado seria mais um perdulário em campo no minuto seguinte, após aparecer isolado frente a Salin e rematar contra as pernas deste.

Aliás, Salin ainda fez um par de defesas, até final, a remates dos avançados portistas, ajudando a que o desfecho fosse favorável ao conjunto madeirense, endurecido pelo terceiro golo, apontado por Marega, já em período de descontos.

No reatamento, Aboubakar diminuiu para 3-1, mas a partida estava no fim.

Lopetegui despreocupado com a reação dos adeptos

Na conferência de imprensa, o treinador dos dragões lamentou o resultado porque, não só ele como toda a equipa, queriam “ter feito uma boa partida”, rematando que “os jogadores tentaram o melhor possível”.

Relativamente à resposta dos adeptos perante a derrota, Julen Lopetegui tenta não estar preocupado e afirma que só pode estar focado “no que se passa no campo e não fora”.

O que se passa fora do campo não posso controlar, preocupa-me apenas se isso afetar os meus jogadores”, sublinhou.

“Queremos muito ser campeões, estamos no bom caminho e temos sábado um jogo difícil e ao qual chegamos na frente depois de muita luta”, recorda o técnico do FC Porto que joga contra o Sporting este sábado.

O jogo com o Marítimo foi a gota de água para os adeptos portistas, tendo feito aparecer, sobretudo no final do jogo, um sem número de lenços brancos e muitos assobios.

ZAP / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …