FC Porto perde em casa com o Marítimo (e já há lenços brancos)

Andre Andre FC Porto

A vitória do Marítimo sobre o FC Porto, por 3-1, fez hoje soltarem-se lenços brancos e uma tremenda assobiadela desde as bancadas do Estádio do Dragão, na estreia dos portistas na Taça da Liga de futebol.

Depois de uma igualdade sem golos na primeira parte, o Marítimo adiantou-se aos 48 minutos, através de Fransérgio, ampliando aos 70 e 90+4, por Alex Soares e Marega, respetivamente, de nada valendo aos azuis e brancos o tento de Aboubakar, aos 90+5.

Os madeirenses aproveitaram a ineficácia de uma equipa alternativa do FC Porto para vencer os fora os dragões e ficar muito próximos de garantir a passagem à fase seguinte da prova, somando a segunda vitória no grupo A.

Os azuis e brancos, que até dispuseram de oportunidades para um desfecho diferente, foram perdulários e revelaram poucas soluções para a organização defensiva maritimista, equipa que aproveitou para fazer três golos em momentos de desorientação do setor recuado da equipa da casa.

Julen Lopetegui mexeu muito no onze habitual, com André Silva, melhor marcador dos B e da II Liga (empatado com Platiny, do Feirense), o seu colega colombiano Víctor Garcia e, aproveitando o jogo de competição menor, a fazer rodar André André (recuperado de lesão) e o espanhol Tello.

Alinharam ainda de início Helton, Varela, Sérgio Oliveira e o espanhol José Ángel, enquanto os funchalenses apenas trocaram Rúben Ferreira por João Diogo.

O primeiro lance de perigo da partida pertenceu a Fransérgio, capitão do Marítimo, aos 17 minutos, que fez a bola passar a centímetros da baliza à guarda de Helton, mas depois o FC Porto assumiu o comando do jogo e Victor Garcia e André Silva, este por duas vezes, dispuseram de duas boas situações para a sua equipa se adiantar.

(dr) FCPorto / Facebook

O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui

Julen Lopetegui viu os primeiros lenços brancos

Após o intervalo, já com o francês Imbula no lugar de André André no FC Porto, o Marítimo inaugurou o marcador (48 minutos), graças ao desvio de cabeça de Fransérgio, após livre marcado por Rúben Ferreira.

Na resposta, Evandro e André Silva tentaram a sua sorte, mas a defesa funchalense ia travando o golo portista, numa fase em que a pressão dos da casa se fazia sentir com intensidade, algo que aumentou ainda mais com a troca de Sérgio Oliveira por Jesus Corona (67).

Mas um desentendimento na área entre Imbula e Helton (70) permitiu a Alex Soares fazer um chapéu ao guarda-redes portista e o segundo tento da sua equipa, o que desagradou imenso os adeptos, que de imediato mostraram lenços brancos.

O camaronês Aboubakar entrou para o lugar de Varela (75), mas o avançado seria mais um perdulário em campo no minuto seguinte, após aparecer isolado frente a Salin e rematar contra as pernas deste.

Aliás, Salin ainda fez um par de defesas, até final, a remates dos avançados portistas, ajudando a que o desfecho fosse favorável ao conjunto madeirense, endurecido pelo terceiro golo, apontado por Marega, já em período de descontos.

No reatamento, Aboubakar diminuiu para 3-1, mas a partida estava no fim.

Lopetegui despreocupado com a reação dos adeptos

Na conferência de imprensa, o treinador dos dragões lamentou o resultado porque, não só ele como toda a equipa, queriam “ter feito uma boa partida”, rematando que “os jogadores tentaram o melhor possível”.

Relativamente à resposta dos adeptos perante a derrota, Julen Lopetegui tenta não estar preocupado e afirma que só pode estar focado “no que se passa no campo e não fora”.

O que se passa fora do campo não posso controlar, preocupa-me apenas se isso afetar os meus jogadores”, sublinhou.

“Queremos muito ser campeões, estamos no bom caminho e temos sábado um jogo difícil e ao qual chegamos na frente depois de muita luta”, recorda o técnico do FC Porto que joga contra o Sporting este sábado.

O jogo com o Marítimo foi a gota de água para os adeptos portistas, tendo feito aparecer, sobretudo no final do jogo, um sem número de lenços brancos e muitos assobios.

ZAP / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …